OUVIDORIA BANPARÁ
0800 280 9040
Horário do Atendimento Personalizado: 8h30 às 17h30 

A Ouvidoria Banpará é a prestação de atendimento aos clientes e usuários que, em segunda instância, recorrem para solucionar conflitos no seu relacionamento com o Banco.
Este canal atende e registra reclamações, denúncias, sugestões e elogios e trata de situações não solucionadas pelo atendimento preliminar, contribuindo para a melhoria de processos, produtos e serviços do Banco, preservando os direitos do cliente, Consumidor/Cidadão.

Missão
Intervir em favor dos clientes que já recorreram à primeira instância de atendimento, SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente ou ao Call Center, mas não se sentiram satisfeitos com a solução do problema ou com a resposta apresentada. 

Objetivos

  • Disseminar a cultura de cidadania;
  • Mediar eventuais conflitos entre os clientes e o Banpará, e buscar soluções com agilidade e eficácia;
  • Atuar com transparência, isenção e respeito ao consumidor;
  • Garantir, com facilidade de acesso, o direito de manifestação do cliente/cidadão;
  • Propor soluções corporativas e melhorias ao Banco.

A Ouvidoria é a instância final no Banco de recorrência do cliente para solução de seus problemas. Antes de recorrer à Ouvidoria, verifique se sua dúvida não se encontra respondida no item "FAQ" ou no rodapé do site do Banpará.

Perguntas frequentes 

1. Preciso me identificar para entrar em contato com a Ouvidoria?
Embora a Constituição Federal brasileira desestimule o anonimato, defendendo o direito à manifestação de todos, é possível encaminhar para a Ouvidoria críticas, denúncias, reclamações e elogios, caso o demandante queira fazê-lo, ele escolhe a opção "sigilosa" porque a Ouvidoria assegura o direito à confidencialidade, resguardando o sigilo sobre sua identidade, como questão de princípio.

2. Quem pode falar com a Ouvidoria?
Todos os clientes e não clientes do Banco.

3. Quais assuntos podem ser tratados pela Ouvidoria?
A Ouvidoria recebe e encaminha todos os tipos de assuntos relacionados as atividades bancárias não solucionados pelos canais habituais de atendimento.

4. Tenho medo de procurar a Ouvidoria para fazer uma denúncia e sofrer represálias. Quais garantias eu tenho de que isto não ocorrerá?
A Ouvidoria garante o sigilo e o anonimato dos demandantes, pautada em valores de ética, transparência e respeito aos direitos humanos. Em situações nas quais não for possível tratar de alguma demanda sem a identificação do demandante, o encaminhamento da mesma só ocorrerá com a sua autorização.

5. Como devo proceder para efetuar uma denúncia?
Encaminhe sua demanda para a Ouvidoria pode ser feita pelos seguintes canais:

  • E-mail: ouvidoria@banparanet.com.br
  • Telefone 0800 280 9040
  • Site: www.banpara.b.br, link "ouvidoria"
  • Carta ou presencialmente, na Ouvidoria (Avenida Presidente Vargas, nº 251 - 6º andar,  Bairro Campina, CEP: 66010-000 - Belém -PA). Horário de Atendimento: 8h30 às 17h30

6. Qual o tempo para recebimento da resposta?
10 dias úteis, conforme Resolução CMN nº 4.433/2015.

7. Quais os casos de competência direta da Ouvidoria?
A Ouvidoria recebe, registra, fornece o número de protocolo ao demandante e encaminha todos os tipos de assuntos relacionados às atividades bancárias, que não tenham sido solucionados pelos canais de atendimento habituais, realizados por suas Agências e quaisquer outros pontos de atendimento.

8. Qual a contribuição da Ouvidoria para o Banco?
Garantia de um espaço permanente para defender o direito de expressão do cidadão. Garantia de livre expressão de direito de todos e fortalecimento dos princípios do diálogo, da transparência e da ética nas relações de trabalho e com todos que se relacionam com o Banco.

9. Como funciona o processo de atuação da Ouvidoria?
A Ouvidoria planeja, orienta, encaminha, coordena e avalia atividades que visem acolher reclamações, denúncias, críticas ou elogios dos públicos de relacionamento do Banco.

10. Qual a importância da implantação de uma Ouvidoria?
Representa um fórum permanente para discussão de assuntos que possam ser melhorados, visando interesses coletivos; influencia nas decisões do Banco, apontando os tipos de demandas, recomendando suas possíveis soluções.

Fale com a Ouvidoria Banpará

Se você já fez sua reclamação ou possui qualquer pendência que não mereceu resposta satisfatória por meio do SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente, Call Center ou de sua Agência de Relacionamento, entre em contato com a Ouvidoria Banpará e preencha o seu formulário. 

Clique Aqui e preencha o formulário