O que é o "Agente Bio" do Banpará?

O "Agente Bio" é o funcionário escolhido em cada unidade do Banpará para tratar de  assuntos referente as ações de Responsabilidade Socioambiental.

O funcionário Marcos Felipe, da agência Ananindeua, foi escolhido "Agente Bio" pela afinidade com o assunto, o que facilita seu desempenho na causa.

agente bio - Marcos

Marcos Felipe

"Possuo pós-graduação em Gerenciamento Ambiental e facilidade pra gerenciar o descarte de resíduos sólidos na Agência. A sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável fazem parte da rotina de muitas empresas brasileiras, sejam elas públicas ou privadas. As instituições financeiras entenderam que ser "ecologicamente responsável" é de extrema importância, tanto para a sociedade em geral, quanto  para o desenvolvimento da empresa pois pode contribui positivamente com a imagem que tem diante de seu públicos de interesse. Minha participação ativa se faz com a orientação quanto ao destino sustentável dos resíduos sólidos e com a conscientização ambiental diante dos colegas na Agência Ananindeua e nos Postos Setran e Fórum", disse Marcos.

Dentre as responsabilidades do "Agente Bio", as principais são:

  • acompanhar o desenvolvimento das campanhas do "Programa Ambiente Amigo" na unidade de lotação;
  • disseminar a cultura socioambiental.

O "Agente Bio" incentiva a equipe de trabalho para consumir de forma moderada e necessária recursos como a energia e a água; evitar o uso dos descartáveis e de impressões de papel desnecessárias. para que todos os demais funcionários e colaboradores sejam sensibilizados à prática do consumo consciente. Tais obrigações são disponibilizadas aos "Agentes" por meio de uma Cartilha de Responsabilidade Socioambiental.

Atribuições - Agente Bio

Na Agência Vigia, a "Agente Bio" Patricia Alves diz que:  "Vejo essa iniciativa do Banpará de forma positiva, pois cuidar do meio ambiente e se preocupar com a sustentabilidade é um pensamento que cada vez mais deve fazer parte da nossa rotina, seja em casa ou no trabalho.

 agente bio - Patrícia

Patricia Alves

Logo, é necessário que repensemos nossos hábitos em relação ao meio ambiente para que assim, possamos contribuir para um mundo melhor".

 

Por Renan Lobato