Espaço Digital do Banpará serve de benchmarking para o mercado bancário nacional 

Visita do Bradesco

  

O Banpará recebeu representantes das áreas de negócios e tecnologia do Bradesco e do Banco do Nordeste do Brasil - BNB para conhecer a funcionalidade e importância do Banpará Digital para os clientes e usuários. O Banpará Digital, é um espaço com conceito digital totalmente inovador e desde a sua inauguração, em Fevereiro de 2017, tem atraído a curiosidade de outros bancos.

Tanto o Bradesco como o BNB visitaram o Espaço Banpará para entender a estratégia dessa inédita plataforma de negócios implantada pelo Banpará, com o objetivo de replicar em suas redes de atendimento.

Eugênio Pessoa, Diretor de Tecnologia do Banpará, fez a apresentação do projeto desde a fase de estudo. "A ideia era entregarmos um ambiente de negócios com tecnologia de ponta, e foi o que fizemos. Viajamos para outros países atrás do que havia de mais avançado tecnologicamente em questão de serviços bancários para oferecer aos nossos clientes e, hoje, temos um ambiente totalmente digital, sem funcionários, o que dá a liberdade do cliente transacionar com tranquilidade e segurança, junto com a facilidade disponibilizada por meio dos nossos canais digitais", disse o Diretor.

Explicou ainda que a Região Norte ainda é muito receosa no que diz respeito ao uso de determinadas tecnologias e serviços digitais. "Quando lançamos o Internet Banking, foi justamente pensando na entrega de transações que antes disponibilizávamos apenas em nossas agências, no entanto, boa parte dos clientes ainda não praticam o uso dos meios digitais para efetivação de transações. Atualmente, no Banpará, menos de 15% dos clientes utilizam o canal Internet e Mobile Banking e estamos envidando esforços para mudar essa cultura, incentivando o uso e disponibilizando cada vez mais formas seguras de transacionar os negócios bancários sem a necessidade do cliente se deslocar até uma agência".

Crescimento

O Banpará Digital  com o novo conceito, totalmente digital e funcional, proporciona ao Banco crescimento transacional e aceitação positiva da utilização das salas de vídeo conferência, o que posiciona o Banpará como instituição pioneira dos novos caminhos digitais a serem seguidos por demais instituições, abrindo novas portas de serviços para o Brasil.

O novo espaço do Banpará é o primeiro ambiente de banco totalmente digital no Brasil. A ação pioneira foi uma aposta nos novos conceitos de Internet, tecnologia, modernidade, agilidade e a qualidade dos serviços diferenciados disponibilizados pelo Banpará chamou a atenção dos demais bancos como o BNB e Bradesco, que visitaram o Espaço para entender e conhecer um pouco mais da "nova era digital" nos serviços bancários.

Atualmente o Banpará está presente em 96 municípios do Estado, com 112 agências, crescimento que vai na contra mão positiva do atual cenário econômico de outras instituições financeiras. O que vemos de um lado são portas fechando e de outro o Banpará se modernizando, crescendo e ampliando sua oferta de serviços, tendo como a melhor vitrine da rede bancária o Banpará Digital.

O espaço digital oferece duas salas de atendimento assistido por vídeo conferência, dotadas de isolamento acústico e visual. Nas salas, o cliente terá atendimento virtual personalizado, exatamente como se estivesse em uma agência, para realizar suas transações, como pagamento de contas, aplicação financeira, dentre outras. Há ainda 2 caixas eletrônicos que também possuem à disposição dos clientes o recurso de vídeo chamadas, de forma que estes sanem suas dúvidas ou enviem sugestões.

Keila Aleixo, Assessora da Diretoria de Tecnologia, explicou a funcionalidade dos terminais e serviços disponibilizados no Espaço. "Diariamente, no horário de funcionamento do Shopping Boulevard, os clientes tem à sua disposição caixas eletrônicos ágeis e modernos, que efetuam diversas transações, sejam financeiras ou apenas consultas e, inclusive, emissão de folhas de cheque e de cartões de conta, já com chip. Através das vídeo chamadas realizadas tanto pelas salas de negócios quanto pelos equipamentos modelo ILT, os clientes são atendidos por funcionários capacitados e disponíveis à realização de transações financeiras, consultas e ainda para sanar dúvidas. O lançamento do Espaço chamou a atenção dos demais Banco, inclusive fora do Pará e estamos trabalhamos para conseguir agregar cada vez mais valor à marca digital do Banco", explicou.

Lina Sales Moreira é Superintendente de Tecnologia da Informação do BNB e participou da visita para entender como funciona o espaço. "Todos os bancos estão em processo de transformação digital e o Banco do Nordeste e o Banpará possuem similaridades. O interesse nessa aproximação é justamente para buscar mais conhecimento para atendermos nossos clientes em todos os estados do Brasil, já que o meio digital nos permite isso. O espaço digital do Banpará veio pra mostrar que os clientes que possuíam medo de transacionar pela Internet, hoje contam com um espaço preparado para explicar que a tecnologia serve para facilitar suas vidas. O Banpará vai nos ajudar e nos dar mais inspirações para adequarmos ao nosso Banco. O espaço digital do Banpará é sem dúvida um espelho para as demais instituições", concluiu Lina. 

Jennifer Brito de Oliveira, responsável pelos canais digitais e estratégias, do Bradesco, disse que o Banpará trouxe para o Brasil o que há de melhor em serviços bancários no mundo digital. "Primeiramente eu gostaria de parabenizar o Banpará pela ideia e execução de um espaço como este. Enquanto nós do Bradesco estamos em fase de estudos, o Banpará já dispõe para seus clientes o que há de mais inovador no que diz respeito a serviços bancários. A nossa pretensão é entregar o espaço conceito digital do Bradesco em 2018 e então procuramos o Banpará, como único do Brasil para nos ajudar a entender as funcionalidades", explicou Jennifer.

Histórico tecnológico do Banpará

O Banco iniciou suas atividades em 1961 utilizando tecnologia mecânica como das extintas máquinas manuais de autenticar e datilografar. Um método que não resistiu à chegada da tecnologia automatizada e, em 2017, já disponibilizou a primeira plataforma bancária totalmente digital do Brasil.

Em seus 56 anos de existência, a história do Banpará surpreende seus clientes e usuários com seu avanço em produtos, serviços e principalmente em tecnologia. Com processos cada vez mais rápidos, nossos clientes têm cada vez mais comodidade e segurança em suas movimentações financeiras.

Investimento em tecnologia

No início da década de 80 o Banpará instalou seu primeiro Data Center, quando começaram a chegar os primeiros computadores que interligavam a rede de agências. A principal inovação nessa ocasião foi a instalações de salas de autoatendimento com caixas eletrônicos nas agências do Banco.

Expansão tecnológica

Em 1999, o Banco rompeu as suas fronteiras com a disponibilização de caixas eletrônicos em estabelecimentos comerciais como supermercados, magazines, postos de combustível, shoppings centers, etc.

Em 2000 disponibilizou o seu Call Center, chamado Central Banpará e em 2001 avançou na era digital, com a disponibilização do Internet Banking para a sociedade em geral, cliente Banpará.

Banpará entre os bancos públicos mais expressivos

Nas comemorações de seu cinquentenário, em 2011, o Banpará avançou tanto em tecnologia que potencializou suas conquistas e reafirmou seu lugar entre os principais bancos no Brasil.

Nesse mesmo ano, para interagir cada vez mais com os clientes, lançou o serviço SMS. Disponibilizou ao cliente a confirmação de suas transações em tempo real, por meio de mensagens de texto enviadas diretamente no celular.

Mobile Banking

Em 2012, foi lançada mais uma tecnologia digital: o Mobile Banking Banpará. Com essa mobilidade, os clientes passaram a ter o Banco literalmente na palma das mãos, podendo realizar suas transações bancárias diretamente de seus smartphones e tablets.

Com o advento das aplicações mobile, o Banco chegou ao topo digital? Claro que não. Inovar em práticas digitais passou a ser o grande foco do Banpará desde 2015.

Lançamento do primeiro espaço digital

Em 2017, como pioneirismo no segmento bancário brasileiro, inaugurou o Banpará Digital, uma plataforma física, porém, totalmente digital, que nasce com o objetivo de proporcionar para os clientes do Banco uma experiência de consumo tecnologicamente inovadora, possibilitando a utilização de equipamentos de última geração sem intervenção humana.

Os clientes podem interagir com os canais de atendimento do Banpará Digital, além da possibilidade de adquirirem produtos e serviços e fazerem consultas com profissionais do mercado financeiro por meio de vídeo conferências.

Com as instalações tecnológicas localizadas em um espaço privilegiado de Belém, a atenção das demais instituições financeiras se voltaram para o Banpará, que se posiciona como um dos melhores bancos na sua categoria. Ainda em Junho/2017 está programada a visita de equipe da Caixa Econômica Federal, dando continuidade ao benchmarking do Banpará Digital. 

 

Por Renan Lobato