Governador Simão Jatene inaugura agência do Banpará em Santa MariaagStaMaria

Santa Maria do Pará é o 74º município a receber uma agência Banpará, a primeira do Banco na cidade. A inauguração da agência, localizada na Avenida Bernardo Sayão, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 1/12, com a presença do governador Simão Jatene, secretários estaduais e municipais, vereadores, funcionários e clientes do Banco e de moradores da cidade. O governador Simão Jatene agradeceu a presença de todos e festejou as conquistas do Banpará e os avanços promovidos nos últimos quatro anos, com foco na expansão da área de cobertura bancária.

"Foram muitos avanços, mas não basta apenas melhorar os serviços é preciso chegar a todos os municípios. Em 2015 estaremos em 100 municípios e tenho certeza que com o esforço de todos chegaremos a todo o Estado", afirmou o governador, que lembrou à população que esse é um patrimônio de todos. "Esse é um banco público, para servir ao público. Todos têm o direito de usar, mas todos também têm o dever de cuidar", reiterou Jatene.

Em seu discurso o diretor-presidente do Banpará, Augusto Costa, disse que a meta é chegar a todos os municípios paraenses até o final de 2018. "É uma meta ousada, principalmente para um banco que não visa o lucro, como é o caso do Banpará. O nosso objetivo principal é a in

Para o funcionário público João Medeiros, a chegada do Banpará a Santa Maria do Pará era algo muito esperado pela população local. Ele lembra que a presença do Banco do Estado em seu município é sinônimo de desenvolvimento. "Tempos certeza que a chegada do Banpará vai ser um marco no desenvolvimento da nossa cidade. Muitas pessoas tinham que se deslocar para Castanhal para receber o salário, como é o meu caso, e a gente acaba fazendo as compras e pagando as contas lá mesmo, desenvolvendo o município vizinho ao invés do nosso", relatou João Medeiros.clusão bancária, é chegar prioritariamente nas cidades que não possuem nenhum banco", declarou Augusto Costa. O Banpará vai fechar 2014 com 51 agências e 62 pontos de atendimento, na cobertura de 78 municípios. A meta para 2015/2016 é inaugurar 22 novas unidades.

Expansão - Nos últimos quatro anos o Banco do Estado do Pará expandiu a cobertura dos municípios atendidos. Com a agência de Santa Maria do Pará, são 18 novas cidades contempladas e até o final de 2014, os municípios de Curuçá, Igarapé-Miri, Bonito e São Miguel do Guamá também passarão a ser atendidos pelo Banpará. A coordenadora do grupo de instalação das novas unidades da instituição, Luzia Cardoso, explica que as agências bancárias de Novo Progresso e Almeirim (no oeste paraense) também estão prontas, faltando apenas a ligação da energia elétrica e a autorização de funcionamento.

"Temos interesse em inaugurar essas duas novas agências ainda este ano, estamos trabalhando para isso", contou Luzia Cardoso, que também falou que os municípios de Moju e São Caetano de Odivelas, que possuem postos de atendimento, vão ganhar agências, que serão inauguradas até o fim deste ano. "Além de expandir a rede física para novos municípios, temos a preocupação de melhorar os atuais pontos de atendimento e, sempre que possível, vamos transformar os postos em agências", assegurou.