Banpará - NEGOCIAÇÕES COLETIVAS - ACT-2015/2016 - Informativo

A data-base dos bancários ocorre sempre em 1º /09. Neste período, acontecem as negociações coletivas entre bancos e representantes sindicais.

O pagamento do reajuste, decorrente do Acordo Coletivo de Trabalho, retroativo à data-base, ocorre, regularmente, após a sinalização da Fenaban, o aceite das entidades de classe e o fechamento do ACT Banpará.

Independente das negociações, o Banco já possui um calendário de pagamentos ao funcionalismo, que não é objeto da minuta de reivindicações da categoria, tais como:

  • Folha de Antecipação de 50% do 13º Salário;
  • Folha de Pagamento da 2ª Parcela da PLR, se houver lucro;
  • Folha de Pagamento do Adiantamento de 20% do 13º Salário, em consideração à festividade do Círio de Nazaré (Ciriana);
  • Após a assinatura do ACT: Reajuste salarial  retroativo à data-base; e 1ª parcela da PLR, se houver lucro;
  • Folha de Pagamento de 30% do 13º Salário e a Folha de Pagamento de Dezembro.

Em ação judicial, protocolada no primeiro dia de greve (06), o movimento grevista entendeu que não haveria pagamento da antecipação do 13º salário e exigiu o pagamento de verba, que já era prevista no calendário do Banco, mesmo sem garantir a entrada dos funcionários responsáveis pela Folha de Pagamento.

Somente no segundo dia de greve (07), parte da equipe de Recursos Humanos conseguiu ingressar no Banco, para realizar os procedimentos de pagamento previstos para esta semana e para o mês de outubro. O RH ainda precisa gerar mais 04 folhas de pagamento neste mês, além da folha de adiantamento do 13º salário (Ciriana): Folha de pagamento de outubro; Antecipação de 50% do 13º salário para funcionários contratados a partir de fevereiro; Folha de Férias e Folha de Estagiários.

O Banpará esclarece, mais uma vez, que todos os funcionários têm direito de ingressar em seu ambiente de trabalho, sem sofrer constrangimento.