HISTORICO

O Banpará foi criado pela lei 1819, de 30 de novembro de 1959, no governo Moura Carvalho. Embora criado em 1959, somente em 1961 o Banpará teve a sua carta-patente aprovada pela Superintendência da Moeda e do Crédito - SUMOC, que, na época, era o órgão fiscalizador do setor bancário.

Em 26 de outubro de 1961, o Banpará começou suas atividades em um prédio alugado, na rua 28 de setembro n.º 276, contando com a colaboração de 17 funcionários. Em julho de 1964, o Banpará foi transferido para sua primeira sede própria, no edifício Dias Paes, na Avenida Presidente Vargas n.º 275.

Em 18 de fevereiro de 1966, foi inaugurada a primeira agência no interior do nosso Estado, na cidade de Santarém. Fora das nossas fronteiras, a agência do Rio de Janeiro foi a primeira a ser inaugurada, no ano de 1967.

Em 9 de setembro de 1971, houve o desdobramento da Matriz e da agência Belém Centro, que, até então, funcionavam em um mesmo local. Passou a Matriz para Travessa Padre Prudêncio n.º 154, e a agência Belém Centro para o térreo do prédio da sede da Associação Comercial do Pará. Atualmente a Belém Centro ocupa o térreo do outrora Edifício Dias Paes, hoje denominado Edifício Banpará.

Em 12 de dezembro de 1979, foi aprovada a mudança da sigla do banco, de BEP para Banpará, uma vez que era confundida com a de outras instituições financeiras. A troca permitiu uma identificação mais imediata do banco com o nosso Estado.

Hoje, o Banpará conta com centenas de pontos de atendimento, entre agências, postos de atendimento e caixas eletrônios, localizados nos quatro cantos do Pará.