O BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A., doravante denominado BANPARÁ, é uma sociedade mista, de capital aberto, agente financeiro do Governo do Estado do Pará, criada pela Lei Estadual n° 1.819, de 30.11.1959, que se rege pela Lei das Sociedades por Ações, pelo Estatuto Social e demais disposições aplicáveis, sendo sua duração por tempo indeterminado.

O BANPARÁ tem sede e foro na Cidade de Belém, capital do Estado do Pará, podendo criar, instalar, remanejar ou suprimir Agências e outras dependências, em qualquer parte do território nacional, a critério da Diretoria Colegiada, ouvido o Conselho de Administração e na forma que a lei dispuser.

O BANPARÁ tem como objeto social a prática de operações ativas, passivas e acessórias, de acordo com as disposições legais e regulamentares em vigor, relativas aos bancos comerciais, de desenvolvimento, ao mercado de câmbio e comércio exterior e ao crédito imobiliário. Nas operações efetuadas com recursos de fundos, os riscos deles decorrentes recairão integral e exclusivamente sobre o patrimônio desses mesmos fundos, ficando a salvo o patrimônio do BANPARÁ.

A participação acionária do BANPARÁ é composta conforme documento publicado no seguinte endereço:

http://www.banpara.b.br/media/208407/estrutura_societ_ria.pdf

Para acessar a íntegra do Estatuto Social,  clique aqui .