Aq e Comercialização Bens Capital

BNDES

PROGRAMA BNDES FINAME

Linha de Financiamento: AQUISIÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE BENS DE CAPITAL

BK AQUISIÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

1.             Qual o objetivo?

Financiar a aquisição e a comercialização de máquinas, equipamentos, sistemas industriais, componentes, e bens de informática e automação, novos, de fabricação nacional, credenciados no CFI do BNDES, admitindo-se o financiamento a capital de giro associado.

2.             Quem pode solicitar?

-                Pessoas Jurídicas, de qualquer porte, sediadas no país;

-                Pessoas Físicas, residentes e domiciliadas no país, para investimento nos setores agropecuário, de produção florestal, de pesca e aquícola, inclusive nos serviços diretamente relacionados.

3.             O que pode ser financiado?

-                Máquinas, equipamentos, sistemas industriais, componentes e bens de informática e automação novos, fabricados no país, constantes do Credenciamento de Fabricantes Informatizado (CFI) do BNDES;

-                Capital de giro associado, em operações realizadas com micro, pequenas e médias empresas.

4.             Qual o custo da operação?

-               Custo Financeiro: TJLP;

-               Remuneração Básica do BNDES: 1,7% a.a.;

-               Taxa de Intermediação Financeira: 0,4% a.a.;

-               Remuneração da Instituição Financeira Credenciada: Taxa Efetiva de Juros a ser definida com base no rating do cliente;

-               Sobretaxa Fixa: para a(s) parcela(s) de crédito com Custo Financeiro SELIC, será aquela vigente na data da contratação do financiamento.

                * O custo da operação será aquele vigente na data da contratação, conforme definido nas Circulares do BNDES.

5.             Quais são as outras despesas incidentes no financiamento?

-               Taxa de Análise de Proposta: conforme Tabela de Tarifas em vigor.

-               IOF: conforme legislação em vigor.

6.             Qual o prazo máximo do financiamento?

Os prazos serão definidos em função da capacidade de pagamento do empreendimento ou do grupo econômico ao qual pertença, respeitado o prazo total de até 120 meses, incluídos os prazos de carência mínimo de 3 meses e máximo de 24 meses. No financiamento à aquisição ou comercialização de componentes, o prazo total será de até 36 meses.

7.             Como ocorrerá a amortização do financiamento?

-                Durante o período de carência os juros serão pagos trimestralmente, semestralmente ou anualmente.

-                Durante o período de amortização os juros e o principal serão pagos mensalmente, semestralmente ou anualmente.

* O prazo de amortização deve ser múltiplo de sua periodicidade.

8.             Quais são os limites de financiamento?

Será determinado com base na efetiva necessidade do empreendimento obedecendo aos seguintes limites:

-                Para micro, pequenas e médias empresas pode haver financiamento de até 80% do valor total do investimento; e,

-                Para grandes empresas:

  • Para apoio a bens de capital eficientes com tecnologia nacional pode haver financiamento de até 80% do valor total do investimento;
  • Para apoio aos demais bens de capital pode haver financiamento de até 60% do valor total do investimento.

É permitida a ampliação do limite para financiamento de até 80% do valor total do investimento, porém o Custo Financeiro da parcela adicional será Taxa Média SELIC (TMS) acumulada apurada pelo Banco Central do Brasil em base diária - (SELIC), mantendo-se os demais custos da operação sobre a parcela adicional.

-               Limite Mínimo: R$20.000,00.

-               Limite Máximo: R$2.000.000,00.

* As condições da operação serão aquelas vigentes na data da contratação, conforme definido nas Circulares do BNDES.

9.             Que tipo de garantias e seguros são exigidos?

-                Garantias Reais (100% do valor do financiamento), com obrigatória Alienação Fiduciária dos bens financiados, e Fidejussórias;

-                Poderão ser solicitadas outras garantias reais e fidejussórias;

-                Todos os bens devem ser segurados.

10.         Como Solicitar o Financiamento?

10.1 Informe-se sobre a Linha de Financiamento

Procure uma de nossas agências e converse com o Gerente. Além de tirar as suas dúvidas, ele informará sobre os procedimentos para apresentação da proposta e dos documentos obrigatórios, exigidos para a análise da solicitação.

10.2 Apresente a Proposta e a documentação

Realizamos uma avaliação cadastral, análise de viabilidade da proposta e avaliação da documentação, caso favorável, é enviada para aprovação do financiamento. Se aprovada, você poderá contratar a operação.

10.3 Aguarde a liberação

Após a contratação da operação, assinatura do instrumento de crédito, e correta averbação das garantias, as parcelas do financiamento são liberadas conforme cronograma de desembolsos.

IMPORTANTE:

A obtenção do financiamento está sujeita a avaliação e aprovação do financiamento.

Para este Programa é obrigatória a apresentação de uma proposta conforme modelo disponibilizado pela Agência.

As condições do financiamento (taxas, prazos, itens financiáveis, etc.) seguirão o que determinam as Circulares do BNDES.

Para obter informações entrar em contato nos seguintes números: Central Banpará 3004-4444 (Belém e Região Metropolitana, Marabá e Santarém - fixo e celular) ou 0800 285 8080 (Demais Localidades - fixo), e, através das nossas Agências e Postos Banpará.

Ou através do e-mail: creditofomento@banparanet.com.br