Aplicativos Mobile - Política de Privacidade

O Banco do Estado do Pará S/A tem entre seus valores a ética e respeito a privacidade na relação com os usuários de seus produtos e serviços.

Os clientes que optam pela utilização de nossos aplicativos contam com politicas de proteção aos dados necessários para acesso e validação de transações.

O acesso aos aplicativos do Banpará por nossos clientes implica na troca de informações com o Banco. Essas informações são referentes à sua privacidade. Diante disso, o Banpará é transparente em relação aos dados que recolhe do usuário e como os utiliza.

Corroborando esse compromisso, mostraremos de maneira clara e objetiva como utilizamos as informações que você compartilha quando interage conosco pelos aplicativos do Banco.

As informações fornecidas no uso dos aplicativos do Banpará ou em qualquer outro canal, são protegidas pela Constituição e demais normativos que regulam a relação cliente/Banco e serão usadas única e exclusivamente para atender aos interesses dessa relação.

1. As informações que coletamos

Existem 2 (duas) maneiras básicas de reunirmos informações a seu respeito quando você acessa e utiliza os aplicativos do Banpará:

a) Informações que você fornece voluntariamente;

b) Dados fornecidos de forma automática quando você utiliza nossos serviços;

A seguir explicamos como as informações podem ser reunidas e coletadas em cada uma dessas duas categorias.


2. Informações que você fornece voluntariamente

São aquelas informações, em geral pessoal, como os dados de login, ou quando você acessa nosso aplicativo ou realiza alguma transação:

3. Dados fornecidos de forma automática quando você utiliza nossos serviços.

Quando você acessa o aplicativo do Banpará, seu dispositivo eletrônico nos fornece automaticamente algumas informações não pessoais. São dados sobre como você interage com o aplicativo do Banpará, fornecidos pelo seu dispositivo. O Banpará não coleta nem identifica individualmente essas informações para fins de análise. Também não colhemos   informações após você fazer login ou interagir com sua conta  no  Internet Banking.  Apenas analisamos esses dados de forma estatística, nunca individual, e sempre com o objetivo de entender melhor os interesses e necessidades de nossos usuários melhorando o conteúdo e funcionalidade de nosso aplicativo.

Nesta categoria, podem ser automaticamente fornecidos alguns dados  listados a seguir:

4. Em relação ao dispositivo que você utiliza:

  • Modelo de hardware do celular ou tablet;
  • Sistema operacional e sua versão;
  • Identificadores de dispositivos exclusivos;
  • Informações sobre a rede utilizada e o seu número de telefone;
  • Idioma utilizado no dispositivo;
  • Sua resolução de tela;
  • Identificadores exclusivos do aplicativo;
  • Seu endereço de Media Access Control (MAC);
  • Versão do aplicativo do Banpará utilizado;
  • Informações referentes a data e hora de acesso ao aplicativo.

5. Em relação à forma que você utiliza o aplicativo do Banpará:

  • Seu endereço de Protocolo de Internet (Endereço IP);
  • Sua localização geográfica (geolocalização);
  • Duração do seu acesso;
  • Como você utiliza o aplicativo;


6. Como nós utilizamos as suas informações

As informações são coletadas com o objetivo de disponibilizar um conjunto de produtos e serviços em nosso aplicativo e mantê-los em constante evolução. Ou seja, reunimos e analisamos estes dados para oferecer uma experiência cada vez melhor e mais segura na sua interação com as nossas plataformas. Listamos a seguir  de forma específica como e para o que podemos utilizar seus dados:

  • Monitorar e analisar a quantidade de acessos e o uso do aplicativo;
  • Melhorar a experiência de navegação dos usuários do aplicativo;
  • Verificar sua identidade e evitar fraudes ou outra atividade ilegal ou não autorizada;
  • Desenvolver, manter e aperfeiçoar recursos e funcionalidades do aplicativo;
  • Corrigir problemas;
  • Desenvolver novos serviços e produtos para o aplicativo;
  • Proteger a instituição e usuários de seus serviços;
  • Medir a adesão à plataforma mobile;
  • Analisar aspectos relacionados à segurança;
  • Para fins legais.

 

7. A segurança das suas informações

 O Banpará prima pela segurança das informações fornecidas pelos usuários por meio de seus aplicativos, oferecendo tranquilidade após o usuário realizar login, em suas transações bancárias e na gestão de informações acessadas por ele. Trabalhamos de forma contínua para proteger o Banco e você de acesso não autorizado aos seus dados. Utilizamos  avançadas ferramentas para evitar alteração, fraude, divulgação ou destruição das informações que detemos. Entre essas medidas e ferramentas está a criptografia de dados usando SSL (Secure Socket Layers) e firewalls;

O Banpará está constantemente analisando a coleta de informações (nós não visualizamos os dados de "áreas logadas", do Mobile Banking e outras protegidas por sigilo bancário), práticas de armazenamento e processamento, inclusive medidas de segurança física, para proteção contra acesso não autorizado aos sistemas;

Restringimos o acesso a informações pessoais por parte de empregados, contratados e representantes do Banpará que necessitam saber essas informações para processá-las, e que estão sujeitos a rigorosas obrigações contratuais de confidencialidade, podendo ser processados ou dispensados se deixarem de cumprir tais obrigações.

8. Controle sobre suas informações pessoais e direitos do usuário

O Banpará segue as normas legais e recomendações internacionais no trato com suas informações.

9. Responsabilidade do Banpará

O Banpará zela pela segurança dos dados e informações dos usuários em seus aplicativos  por meio de um ambiente seguro, mas não nos responsabilizamos por eventuais danos e/ou problemas decorrentes da demora, interrupção ou bloqueio nas transmissões de dados ocorridos na internet. O Banpará não se responsabiliza caso o dispositivo do usuário esteja infectado com vírus e outras ameaças a sua segurança decorrente da navegação realizada na internet.

10. Responsabilidade do usuário

É de responsabilidade do usuário do aplicativo a guarda e uso de suas credenciais de acesso bem como aquelas necessárias à validação de transações financeiras.

O acesso aos aplicativos da Banpará implica a ciência e concordância com esta Política de Privacidade.

O Banpará recomenda que usuários de seus canais eletrônicos mantenham-se informados sobre procedimentos de segurança na internet.

11. Revisões em nossa Política de Privacidade

O Banpará poderá alterar esta Política de Privacidade, publicando uma versão mais atualizada.  Nossos clientes poderão saber quando foi divulgada a última revisão conferindo a data no final deste documento. E, em caso de mudanças significativas, enviaremos um aviso adicional, como uma declaração em nosso site ou uma notificação em nosso aplicativo.

13. Links e legislações que afetam esta política de privacidade

Marco civil da internet: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm

Lei sobre o sigilo das operações e informações em mãos de instituições financeiras: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp105.htm

14. Para saber sobre segurança:http://cartilha.cert.br/

  

 

Versão 1.0 / 03/2017