Aplicativos Mobile - Política de
Privacidade
O Banco do Estado do Pará S/A tem
entre seus valores a ética e respeito a privacidade na relação com
os usuários de seus produtos e serviços.
Os clientes que optam pela
utilização de nossos aplicativos contam com politicas de proteção
aos dados necessários para acesso e validação de transações.
O acesso aos aplicativos do Banpará
por nossos clientes implica na troca de informações com o Banco.
Essas informações são referentes à sua privacidade. Diante disso, o
Banpará é transparente em relação aos dados que recolhe do usuário
e como os utiliza.
Corroborando esse compromisso,
mostraremos de maneira clara e objetiva como utilizamos as
informações que você compartilha quando interage conosco pelos
aplicativos do Banco.
As informações fornecidas no uso
dos aplicativos do Banpará ou em qualquer outro canal, são
protegidas pela Constituição e demais normativos que regulam a
relação cliente/Banco e serão usadas única e exclusivamente para
atender aos interesses dessa relação.
1. As informações que coletamos
Existem 2 (duas) maneiras básicas
de reunirmos informações a seu respeito quando você acessa e
utiliza os aplicativos do Banpará:
a) Informações que você fornece
voluntariamente;
b) Dados fornecidos de forma
automática quando você utiliza nossos serviços;
A seguir explicamos como as
informações podem ser reunidas e coletadas em cada uma dessas duas
categorias.
2. Informações que você fornece voluntariamente
São aquelas informações, em geral
pessoal, como os dados de login, ou quando você acessa nosso
aplicativo ou realiza alguma transação:
3. Dados fornecidos de forma
automática quando você utiliza nossos serviços.
Quando você acessa o aplicativo do
Banpará, seu dispositivo eletrônico nos fornece automaticamente
algumas informações não pessoais. São dados sobre como você
interage com o aplicativo do Banpará, fornecidos pelo seu
dispositivo. O Banpará não coleta nem identifica individualmente
essas informações para fins de análise. Também não colhemos
informações após você fazer login ou interagir com sua conta
no Internet Banking. Apenas analisamos esses
dados de forma estatística, nunca individual, e sempre com o
objetivo de entender melhor os interesses e necessidades de nossos
usuários melhorando o conteúdo e funcionalidade de nosso
aplicativo.
Nesta categoria, podem ser
automaticamente fornecidos alguns dados listados a
seguir:
4. Em relação ao dispositivo que
você utiliza:
- Modelo de hardware do celular ou tablet;
- Sistema operacional e sua versão;
- Identificadores de dispositivos exclusivos;
- Informações sobre a rede utilizada e o seu número de
telefone;
- Idioma utilizado no dispositivo;
- Sua resolução de tela;
- Identificadores exclusivos do aplicativo;
- Seu endereço de Media Access Control (MAC);
- Versão do aplicativo do Banpará utilizado;
- Informações referentes a data e hora de acesso ao
aplicativo.
5. Em relação à forma que você
utiliza o aplicativo do Banpará:
- Seu endereço de Protocolo de Internet (Endereço IP);
- Sua localização geográfica (geolocalização);
- Duração do seu acesso;
- Como você utiliza o aplicativo;
6. Como nós utilizamos as suas informações
As informações são coletadas com o
objetivo de disponibilizar um conjunto de produtos e serviços em
nosso aplicativo e mantê-los em constante evolução. Ou seja,
reunimos e analisamos estes dados para oferecer uma experiência
cada vez melhor e mais segura na sua interação com as nossas
plataformas. Listamos a seguir de forma específica como e
para o que podemos utilizar seus dados:
- Monitorar e analisar a quantidade de acessos e o uso do
aplicativo;
- Melhorar a experiência de navegação dos usuários do
aplicativo;
- Verificar sua identidade e evitar fraudes ou outra atividade
ilegal ou não autorizada;
- Desenvolver, manter e aperfeiçoar recursos e funcionalidades do
aplicativo;
- Corrigir problemas;
- Desenvolver novos serviços e produtos para o aplicativo;
- Proteger a instituição e usuários de seus serviços;
- Medir a adesão à plataforma mobile;
- Analisar aspectos relacionados à segurança;
- Para fins legais.
7. A segurança das suas
informações
O Banpará prima pela
segurança das informações fornecidas pelos usuários por meio de
seus aplicativos, oferecendo tranquilidade após o usuário realizar
login, em suas transações bancárias e na gestão de informações
acessadas por ele. Trabalhamos de forma contínua para proteger o
Banco e você de acesso não autorizado aos seus dados.
Utilizamos avançadas ferramentas para evitar alteração,
fraude, divulgação ou destruição das informações que detemos. Entre
essas medidas e ferramentas está a criptografia de dados usando SSL
(Secure Socket Layers) e firewalls;
O Banpará está constantemente
analisando a coleta de informações (nós não visualizamos os dados
de "áreas logadas", do Mobile Banking e outras protegidas por
sigilo bancário), práticas de armazenamento e processamento,
inclusive medidas de segurança física, para proteção contra acesso
não autorizado aos sistemas;
Restringimos o acesso a informações
pessoais por parte de empregados, contratados e representantes do
Banpará que necessitam saber essas informações para processá-las, e
que estão sujeitos a rigorosas obrigações contratuais de
confidencialidade, podendo ser processados ou dispensados se
deixarem de cumprir tais obrigações.
8. Controle sobre suas informações
pessoais e direitos do usuário
O Banpará segue as normas legais e
recomendações internacionais no trato com suas informações.
9. Responsabilidade do Banpará
O Banpará zela pela segurança dos
dados e informações dos usuários em seus aplicativos por meio
de um ambiente seguro, mas não nos responsabilizamos por eventuais
danos e/ou problemas decorrentes da demora, interrupção ou bloqueio
nas transmissões de dados ocorridos na internet. O Banpará não se
responsabiliza caso o dispositivo do usuário esteja infectado com
vírus e outras ameaças a sua segurança decorrente da navegação
realizada na internet.
10. Responsabilidade do usuário
É de responsabilidade do usuário do
aplicativo a guarda e uso de suas credenciais de acesso bem como
aquelas necessárias à validação de transações financeiras.
O acesso aos aplicativos da Banpará
implica a ciência e concordância com esta Política de
Privacidade.
O Banpará recomenda que usuários de
seus canais eletrônicos mantenham-se informados sobre procedimentos
de segurança na internet.
11. Revisões em nossa Política de
Privacidade
O Banpará poderá alterar esta
Política de Privacidade, publicando uma versão mais
atualizada. Nossos clientes poderão saber quando foi
divulgada a última revisão conferindo a data no final deste
documento. E, em caso de mudanças significativas, enviaremos um
aviso adicional, como uma declaração em nosso site ou uma
notificação em nosso aplicativo.
13. Links e legislações que afetam
esta política de privacidade
Marco civil da internet:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm
Lei sobre o sigilo das operações e
informações em mãos de instituições financeiras: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp105.htm
14. Para saber sobre segurança:http://cartilha.cert.br/
Versão 1.0 / 03/2017