head-ouvidoria

A Ouvidoria é um canal de atendimento aos clientes e usuários de produtos e serviços, que não obtiveram a solução de suas demandas, nos canais de atendimento primário da Instituição (Agências/Postos e SAC).

Trata-se, portanto, de componente organizacional com atribuição de natureza recursal, em última instância de atendimento.

Missão

Tratar situações não solucionadas pelo atendimento convencional e contribuir para a melhoria dos serviços do Banco, bem como administrar as relações de conflitos entre o Banco e seus clientes e usuários.

Competência

  • Mediar eventuais conflitos entre os clientes/usuários dos produtos e serviços do Banpará, de forma transparente e isenta;
  • Garantir o direito de manifestação do cliente/cidadão;
  • Propor, com base nos casos registrados, soluções corporativas e melhorias ao Banco.

A Ouvidoria é a instância final administrativa do Banco, a qual o cliente pode recorrer para solução de suas necessidades. Antes de recorrer à Ouvidoria, procure uma das Agências do Banpará ou o SAC.

PERGUNTAS FREQUENTES:

1. Preciso me identificar para entrar em contato com a Ouvidoria? 

R: Não é obrigatório. Para ter acesso via telefone ou Portal Institucional, o manifestante deverá informar apenas o número de protocolo do SAC.  Contudo, é possível encaminhar para a Ouvidoria, através do e-mail oficial, críticas, reclamações e elogios, caso o demandante deseje de forma "sigilosa", respeitando assim o direito à confidencialidade.

2. Quem pode falar com a Ouvidoria? 

R:  Quaisquer clientes e usuários de produtos e serviços Banpará, em conformidade com a lei de sigilo bancário.

3. Quais assuntos podem ser tratados pela Ouvidoria?

R:  Todos os assuntos relacionados aos produtos e serviços do Banco, não solucionados pelos canais habituais de atendimento.

4. Como devo proceder para abrir uma demanda na Ouvidoria?

R:  Quando o cliente/usuário tiver sido atendido pelas esferas preliminares de atendimento (Agências e/ou SAC), sem que seu caso tenha sido resolvido satisfatoriamente, ou fora encerrado sem resposta conclusiva. Deverá acessar os seguintes canais disponibilizados:                                            

  • Formulário Ouvidoria:  preencha aqui
  • Telefone:  0800 280 9040
  • Carta ou Presencialmente, na Ouvidoria (Avenida Presidente Vargas, nº 251 - 6º andar, Bairro Campina, CEP: 66010-000 - Belém -PA). Horário de Atendimento: 8h30 às 17h

5. Em qual prazo a Ouvidoria deve responder ao demandante?

R:  Até 10 (dez) dias úteis, conforme Resolução nº 4.860/2020, do Conselho Monetário Nacional/Bacen.

6. Como funciona a atuação da Ouvidoria?              

  • Atender, registrar, instruir, analisar e dar tratamento formal às demandas dos clientes e usuários dos produtos e serviços do Banco junto às áreas competentes.
  • Esclarecer o andamento das demandas, quando solicitado pelos interessados.

Relatórios Semestrais


2º Semestre 2020

1º Semestre 2020

2º Semestre 2019

1º Semestre 2019

2º Semestre 2018

1º Semestre 2018

2º Semestre 2017

1º Semestre 2017

2º Semestre 2016

1º Semestre 2016