Política de Privacidade
Você sabia que o Banpará possui um encarregado por garantir a proteção dos seus dados?

A Política de Privacidade deve ser observada e cumprida por todos os envolvidos, ou seja, todos os funcionários, próprios ou terceiros, administradores, representantes, parceiros, fornecedores, prestadores de serviço ou quaisquer outros que realizem atividades em favor ou em nome do Banpará.

DIRETRIZES

Termo e Condições

A utilização dos serviços disponibilizados pelo Banpará, por qualquer cliente, implicará em expressa aceitação dos Termos e Condições da Política de Privacidade vigente, na data de sua utilização;

O cliente que não concordar com a Política de Privacidade vigente, não poderá utilizar os serviços disponibilizados, pois a não aceitação ou a não disponibilização das informações solicitadas, impedirá sua prestação;

Os novos serviços online que venham a ser disponibilizados pelo Banpará estarão automaticamente sujeitos à Política de Privacidade vigente à época de sua utilização.

Coleta de Dados

Através dos canais Banpará, os clientes poderão conhecer os produtos e serviços ofertados, assim como obter informações e notícias, sem fornecer quaisquer dados pessoais ou sensíveis. No caso do fornecimento de toda e qualquer informação, a Política de Privacidade tem por fim esclarecer de que forma o Banpará coleta e trata os dados individuais de seus clientes;

Existem 02 (duas) maneiras básicas para salvar e registrar os dados sobre o cliente:

a) dados fornecidos de forma voluntária: informações, em geral pessoais, quando o cliente acessa os aplicativos (exemplo: nome, endereço, data de aniversário, etc.) ou quando realiza alguma transação;
b) dados fornecidos de forma automática: quando o cliente utiliza os serviços e as informações são fornecidas automaticamente, por seu dispositivo eletrônico, no momento do acesso, como por exemplo, o endereço IP, a geolocalização, etc.;

Durante o acesso ao site institucional Banpará, nenhum dado do cliente será coletado. Pode ocorrer registro de cookies, porém, o Banpará não armazena nenhum dado referente a esses acessos. Da mesma forma o Banpará não tem acesso às informações coletadas por cookies presentes nos sites direcionados por links, a terceiros.

Tratamento das Informações

O Banpará não identifica, individualmente, as informações registradas, de forma que os dados salvos não podem ser associados de forma direta ou indireta aos clientes. Esses dados são analisados de forma estatística, nunca individual, e sempre com o objetivo de entender melhor seus interesses e necessidades e, assim, melhorar o conteúdo e funcionalidade de seus aplicativos;

Tais informações são coletadas por meio dos canais eletrônicos de atendimento e, posteriormente, armazenadas utilizando-se rígidos padrões de sigilo e integridade, bem como controles de acesso físico e lógico, observando-se sempre os mais elevados princípios éticos e legais;

As informações são coletadas com o objetivo de disponibilizar um conjunto de produtos e serviços no aplicativo e mantê-los em constante evolução, ou seja, reúne-se e analisa-se estes dados para oferecer uma experiência cada vez melhor e mais segura na interação do cliente com as plataformas Banpará. Lista-se, a seguir, de forma específica, como e para o que se pode utilizar os dados dos clientes:

a) Monitorar e analisar a quantidade de acessos e o uso do aplicativo;
b) Verificar a identidade e evitar fraudes, atividades ilegais ou não autorizadas;
c) Desenvolver, manter e aperfeiçoar recursos e funcionalidades do aplicativo;
d) Melhorar a experiência do cliente;
e) Desenvolver novos serviços e produtos para o aplicativo;

f) Medir a adesão à plataforma mobile;
g) Analisar aspectos relacionados à segurança;
h) Para fins legais;

Quaisquer informações fornecidas pelos clientes, trafegam de forma segura, utilizando processo de criptografia padrão da Internet, sendo coletadas e guardadas de acordo com os padrões rígidos de segurança e confidencialidade.

Armazenamento das informações

Os dados coletados são armazenados em servidores próprios, no Brasil. O Banpará não utiliza armazenamento em servidores, em outros países. Caso isso venha a ocorrer, garante-se que todas as informações receberão tratamento, conforme a regulação de proteção de dados do Brasil;

O Banpará está, constantemente, analisando a coleta de informações, práticas de armazenamento e processamento, inclusive medidas de segurança física, para proteção contra acesso não autorizado aos sistemas;

O Banpará não visualiza os dados de áreas logadas, do Mobile Banking ou quaisquer outras, protegidas por sigilo bancário;

O Banpará não se responsabiliza por vazamentos de dados ocorridos devido à má utilização dos sistemas, acesso através de dispositivos infectados por vírus, repasse de informações sigilosas pelo cliente, à terceiros e/ou utilização de links falsos.

Relacionamento com Terceiro

O site do Banpará contém links para outros sites externos. Porém, não tem acesso às informações coletadas por cookies presentes nos sites direcionados por esses links;

Sempre que outras organizações forem contratadas para prover serviços de apoio, será exigida a adequação aos padrões de privacidade e a legislação aplicável ao Banpará.

Manutenção, Correção e Exclusão dos Dados

O Banpará mantém as informações coletadas pelo período necessário, visando o cumprimento de obrigações legais e contratuais, para continuar a fornecer seus produtos e serviços e para as finalidades previstas nesta Política de Privacidade;

O cliente pode solicitar a atualização, correção ou exclusão de suas informações coletadas de acordo com esta Política de Privacidade, por meio dos diversos canais do Banco. Entretanto, pode ser necessário manter informações para cumprimento de obrigações legais, contratuais e regulatórias, para resguardar e exercer direitos do Banpará e dos clientes, para continuar fornecendo os produtos e serviços, para prevenção de atos ilícitos e para processos judiciais, administrativos e arbitrais, inclusive por questionamento de terceiros sobre suas atividades nos sites e aplicativos;

Mediante solicitação expressa do cliente, ressalvadas as hipóteses de guarda obrigatória de registros previstas nas leis aplicáveis ou da guarda necessária para exercício regular de direito, o Banpará compromete-se a excluir definitivamente todos os seus dados pessoais, dados de conta e dados financeiros pessoais;

A solicitação para exclusão do cadastro e de dados pessoais, dados de conta e dados financeiros, pode implicar na perda permanente de acesso a qualquer informação cadastrada e aos sistemas do Banpará que se utilizem destas informações. Para voltar a usar os serviços disponibilizados, o cliente deverá criar
um novo cadastro no Banpará;

Eventualmente, devido a cumprimento legal ou de ordem de autoridade pública, o Banpará manterá armazenados os dados de clientes, por um período superior e, mediante decisão judicial, os dados coletados serão fornecidos para a autoridade competente

 

PAPÉIS E RESPONSABILIDADES

Banpará

O Banpará assegura que as informações (textos, imagens, sons e/ou aplicativos) contidas em seus sites, estão de acordo com a legislação e normativos que regulam os direitos autorais, marcas e patentes, não sendo permitidas modificações, cópias, reproduções ou quaisquer outras formas de utilização para fins comerciais sem o consentimento prévio e expresso do banco;

O Banpará não se responsabiliza por eventuais danos e/ou problemas decorrentes da demora, interrupção ou bloqueio nas transmissões de dados ocorridos na Internet;

O Banpará não se responsabiliza por indisponibilidades e falhas técnicas na Internet;

Ressaltamos que novos serviços online estarão, automaticamente, sujeitos à Política de Privacidade vigente à época de sua utilização;

A qualquer momento, sem aviso prévio ou posterior, o Banpará poderá suspender, cancelar ou interromper o acesso aos sites e aplicativos, inclusive se o uso destes canais contrariar o disposto neste documento.

Cliente

O cliente é responsável por, previamente à utilização dos serviços bancários disponíveis, efetuar a leitura da Política de Privacidade vigente;

O cliente é responsável por todas as suas ações ou omissões realizadas nos sites e aplicativos Banpará;

O cliente é responsável pelos conteúdos enviados e/ou transmitidos nos sites e aplicativos;

O cliente é responsável pela reparação de danos que venham a ser causados ao Banpará, terceiros ou outros clientes, a partir de seu acesso e uso dos sites e aplicativos.

 

Responsável:

DPO Banpará: Bruno Pinto Batista

E-mail: dpo@banparanet.com.br