Ouvidoria
0800 280 9040

A Ouvidoria é um canal de atendimento aos clientes e usuários de produtos e serviços, que não obtiveram a solução de suas demandas, nos canais de atendimento primário da Instituição (Agências/Postos e SAC).

Trata-se, portanto, de componente organizacional com atribuição de natureza recursal, em última instância de atendimento.

Missão

Tratar situações não solucionadas pelo atendimento convencional e contribuir para a melhoria dos serviços do Banco, bem como administrar as relações de conflitos entre o Banco e seus clientes e usuários.

Competência

  • Mediar eventuais conflitos entre os clientes/usuários dos produtos e serviços do Banpará, de forma transparente e isenta;
  • Garantir o direito de manifestação do cliente/cidadão;
  • Propor, com base nos casos registrados, soluções corporativas e melhorias ao Banco.

A Ouvidoria é a instância final administrativa do Banco, a qual o cliente pode recorrer para solução de suas necessidades. Antes de recorrer à Ouvidoria, procure uma das Agências do Banpará ou o SAC.

PERGUNTAS FREQUENTES:

1. Preciso me identificar para entrar em contato com a Ouvidoria? 

R: Não é obrigatório. Para ter acesso via telefone ou Portal Institucional, o manifestante deverá informar apenas o número de protocolo do SAC.  Contudo, é possível encaminhar para a Ouvidoria, através do e-mail oficial, críticas, reclamações e elogios, caso o demandante deseje de forma "sigilosa", respeitando assim o direito à confidencialidade.

2. Quem pode falar com a Ouvidoria? 

R: Quaisquer clientes e usuários de produtos e serviços Banpará, em conformidade com a lei de sigilo bancário.

3. Quais assuntos podem ser tratados pela Ouvidoria?

R: Todos os assuntos relacionados aos produtos e serviços do Banco, não solucionados pelos canais habituais de atendimento.

4. Como devo proceder para abrir uma demanda na Ouvidoria?

R: Quando o cliente/usuário tiver sido atendido pelas esferas preliminares de atendimento (Agências e/ou SAC), sem que seu caso tenha sido resolvido satisfatoriamente, ou fora encerrado sem resposta conclusiva. Deverá acessar os seguintes canais disponibilizados:                                            

  • Formulário Ouvidoria:  preencha aqui
  • Telefone:  0800 280 9040
  • Carta ou Presencialmente, na Ouvidoria (Avenida Presidente Vargas, nº 251 - 6º andar, Bairro Campina, CEP: 66010-000 - Belém -PA). Horário de Atendimento: 8h30 às 17h, de segunda à sexta-feira.

5. Em qual prazo a Ouvidoria deve responder ao demandante?

R: Até 10 (dez) dias úteis, conforme Resolução nº 4.860/2020, do Conselho Monetário Nacional/Bacen.

6. Como funciona a atuação da Ouvidoria?              

  • Atender, registrar, instruir, analisar e dar tratamento formal às demandas dos clientes e usuários dos produtos e serviços do Banco junto às áreas competentes.
  • Esclarecer o andamento das demandas, quando solicitado pelos interessados.

7. O que é necessário para abrir uma Conta de Poupança no Banpará?

R: Dirija-se até uma agência de sua preferência levando documento de Identidade, CPF e um comprovante de residência (originais e cópias).

8. Qual o valor inicial para abrir uma Conta de Poupança?

R: Com R$ 30,00 você já pode abrir uma Conta Poupança no Banpará. Não há um valor mínimo definido. Trata-se de decisão gerencial.

9. Quero abrir uma Conta Poupança para o meu filho, menor de idade. Como devo proceder?

R: Dirija-se até uma agência de sua preferência levando documento de Identidade, seu CPF, CPF do menor e um comprovante de residência (originais e cópias).

10.Onde posso abrir uma conta corrente no Banpará? 

R: Em qualquer Agência ou Posto de Atendimento do Banpará. 

11.Quais documentos são necessários para abertura da conta corrente Pessoa Física?

R: Os documentos necessários são: CPF, documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Carteira de Registro Profissional), comprovante de residência e    comprovante de renda. 

12. Quais documentos são necessários para abertura da conta corrente Pessoa Jurídica?

R: Para consultar os documentos necessários para abrir uma conta corrente PJ acesse o link: https://www.banpara.b.br/servicos/servicos-pj/conta-corrente-pj/

13. Há algo que possa impedir a abertura da conta corrente?

R: Sim. Restrições no CPF junto à Receita Federal impedem a abertura de conta, que só poderá ser realizada após a regularização.

14. O que é conta Salário?

R: Conta aberta por iniciativa e solicitação do empregador que possua folha de pagamento no Banpará para efetuar o pagamento de salário aos seus empregados. Pode ser   utilizada para pagamento de proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares.

15.Consigo receber depósitos nesta conta igual a conta corrente?

R: Não. Somente pode receber crédito do empregador, não sendo admitidos depósitos de quaisquer outras fontes.

16. Há alguma tarifa de manutenção para esta modalidade de conta?

R: A conta salário é isenta de qualquer cobrança de tarifas.


Para outras informações, ACESSE O NOSSO FAQ