Denúncia

Uma denúncia consiste na comunicação de indícios de irregularidade ou ato ilícito relacionado ao Banpará, cuja resolução dependa da atuação de unidades internas competentes.

As denúncias podem ser feitas de maneira anônima ou identificada, mas, uma vez registradas, não podem ser canceladas.

Para que um relato seja considerado uma denúncia, mesmo que anônima, é necessário que contenha três elementos:

  • Identificação - Dados que possibilitem a identificação da pessoa denunciada.
  • Argumentação - Exposição da conduta supostamente antiética e/ou ilícita.
  • Comprovação - Evidências que sustentem o fato ou indicação do local onde podem ser encontradas.

Ao registrar uma denúncia, é fundamental: 

  • Apresentar os acontecimentos de maneira verídica; 
  • Agir com sinceridade, cortesia e honestidade;
  • Fornecer as informações requisitadas para esclarecimento dos eventos.

Com base nas informações fornecidas anteriormente, se você perceber que sua questão se refere a uma reclamação relacionada a um produto ou serviço do Banpará, é necessário entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). O canal está comprometido a fornecer uma resposta no prazo máximo de 7 dias.

O Banpará garante a preservação do anonimato do denunciante e a confidencialidade dos dados, conforme estabelecido pela Lei nº 13.608/2018.