Perguntas Frequentes
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Confira o FAQ do Banpará

Agências

Como faço para obter o endereço de uma agência Banpará?

Através do site oficial na seção “Localize sua agência” ou através do link: https://www.banpara.b.br/conteudo-home/agencias_banpara/

Onde obtenho o número de contato da minha agência de relacionamento e horário de funcionamento?

Através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Banpará pelo número 0800.280.6605

Antecipação do Imposto de Renda

O que é?

Trata-se de uma linha de crédito pessoa física que disponibiliza ao cliente Banpará um empréstimo de até 80% do valor a ser restituído do Imposto de Renda.

Quem pode contratar?

Correntista do Banpará há mais de 90 dias com dados cadastrais atualizados e sem restrições, que tenha indicado o Banpará como depositário do valor a ser restituído do Imposto de Renda e que receba salário no Banpará.

Quais são os documentos necessários para realizar a adesão?

Documento Oficial de Identificação com foto, comprovante de residência e comprovante de renda atualizados, cédula C, declaração e recibo de entrega à Receita Federal (cópia e original) e CD com arquivo no formato DEC e REC.

Há algum limite de crédito?

Sim. Até 80% do valor a ser restituído sendo que, o valor mínimo é de R$100,00 e o valor máximo é de R$10.000,00.

Como posso contratar?

O cliente deve se dirigir a uma agência do Banpará para solicitar a contratação do serviço.

Como posso utilizar?

No momento em que é efetivada a contratação, o valor solicitado ficará disponível em conta corrente para uso.

Como é realizado o pagamento?

Em parcela única através de débito em conta na data em que ocorrer o crédito referente à Restituição do Imposto de Renda ou na data de vencimento do contrato, o que ocorrer primeiro.

Quais são os impeditivos?

Restrições junto à Receita Federal, cadastro desatualizado, possuir contratos em atraso no Banpará, encontrar-se desenquadrado das regras de negócio do produto ou em desacordo à política de crédito do Banpará.

App Banpará Mobile Banking - PF

O que é?

O Mobile Banking Banpará é um aplicativo desenvolvido para o cliente Banpará acessar suas contas através de seus dispositivos móveis (com sistemas operacionais ANDROID e IOS) e disponibiliza vários serviços bancários.

Quais transações estão disponíveis no aplicativo Banpará Mobile Banking?

Consultar saldos e extratos, realizar transferências (entre contas Banpará, TED e DOC), realizar pagamentos diversos, liberar empréstimos, consultar aplicação CDB, realizar cadastro de Débito Automático, solicitar cartões e realizar transações Pix.

Como faço para ter acesso ao Aplicativo?

É necessário criar uma senha de 8 dígitos para a conta que se deseja ter acesso através dos Caixas Eletrônicos Banpará, em seguida basta realizar a instalação através das lojas oficiais de aplicativo: Google Play para Android e AppStore para iOS.

Em quais sistemas operacionais o App Banpará está disponível?

Android e iOS.

Atualização Cadastral

Onde posso fazer a atualização cadastral?

Na Rede de Agências e Central de Atendimento Banpará.

É importante lembrar que na Central de Atendimento só é possível realizar

Quando devo atualizar meu cadastro?

No mínimo de dois em dois anos ou quando houver qualquer tipo de alteração nos seus dados cadastrais.

Posso solicitar atualização de cadastro em qualquer agência?
Sim, este procedimento poderá ser realizado em qualquer uma de nossas agências de relacionamento.
Por que é importante que eu atualize meu cadastro?
Além de ser uma exigência do Banco Central, manter os dados cadastrais sempre atualizados facilita eventuais contatos do Banpará com nossos clientes, além de garantir o uso de serviços e a contratação de nossos produtos.

Autoatendimento

Qual o limite de saque nos caixas eletrônicos do Banpará?
O limite* de saque diário é de R$ 1.000,00 *Sujeito a alteração.
Consigo realizar transações no autoatendimento sem o uso do cartão?
Não, somente é possível a realização de transações no autoatendimento com o uso do cartão magnético.
Quais transações estão disponíveis no autoatendimento?
Saldo de conta corrente, saldo de poupança, saldo INSS, saldo SIPAE, saldo Rede Compartilhada, saldo RVA, Saldo Bolsa Trabalho, Saldo Bolsa Cidadão, saque conta corrente, saque poupança, saque INSS, Saque SIPAE, saque Rede Compartilhada, saque RVA, Saque Bolsa Trabalho, saque Bolsa Cidadão, aplicação FI Curto Prazo, aplicação FI RF PLUS, aplicação FI RF Tradicional, Aplicação FIC Referenciado DI LP, resgate FI Curto Prazo, resgate FI RF Plus, resgate FI RF Tradicional, resgate FIC Referenciado DI LP, extrato conta corrente, extrato conta poupança, extrato Multicred, extrato Banparacard, extrato CI, extrato Rede Compartilhada, extrato RVA, extrato Cartão Prêmio, pagamento convênios, pagamento GPS, pagamento boleto bancário, recarga Amazônia Celular, recarga VIVO, solicitação de cartão de conta corrente, solicitação de cartão INSS, solicitação de cartão poupança, solicitação de cartão SIPAE, solicitação de cartão Bolsa Trabalho, solicitação de cartão Bolsa Cidadão, cancelamento de cartão, cadastro de senha para acesso ao serviço de Internet Banking Pessoa Física, transferência entre contas Banpará, empréstimo parcelado, empréstimo emergencial, pagamento Multicred, pagamento Banparacard.
Onde encontro um ponto de atendimento do Banco 24 horas?

Consulte a relação de pontos de atendimento Banco 24 horas clicando na Seção "Canais de Atendimento" neste website.

BCARD

O que é?

É um conjunto de Estabelecimentos comerciais conveniados para a venda de produtos e serviços a clientes portadores do Cartão Banpará.

Para quem foi criada?

Foi criado especialmente para você, correntista do Banpará, visando facilitar ainda mais o seu dia-a-dia.

O que é preciso para ter o BCard?

Ser correntista do Banpará e possuir Cartão magnético.

Como usar o BCard?

Em pagamento de compras realizadas nos estabelecimentos comerciais parceiros da Rede Bcard, mediante utilização do cartão de conta corrente e senha numérica (4 dígitos). E esta disponível nas opções: 1- Clientes que aderiram ao produto Banparacard: Compras à vista (para pagamento em até 30 dias sem juros) e/ou Compras parceladas com juros (para pagamento em até 48x). 2- Clientes com produto Multcred: Compras à vista para pagamento em até 30 dias sem juros (obs: É necessário ter saldo disponível do limite de crédito) 3 – Clientes com produto Credcomputador: Compras à vista (para pagamento em até 30 dias com juros) e/ou Compras parceladas com juros (para pagamento em até 35x) 4 - Demais clientes: Compras à vista com débito automático em conta corrente. Compras parceladas sem Juros* (em até 10x**). *somente nos estabelecimentos que aderiram a este tipo d produto/serviço; **de acordo com a negociação de cada estabelecimento.

Quais vantagens na utilização do BCard ?

Comodidade/ Segurança; - Sem taxa de anuidade; - Ampla Rede de Lojas conveniadas; - Pagamentos parcelados, à vista ou até 30 dias após a compra

Endereço dos estabelecimentos e lojas conveniadas

Para ver a relação completa dos estabelecimentos credenciados ao BCard, acesse banpara.b.br>menu>serviços>você>bcard

Banco 24 Horas

Que serviços estão disponíveis no BANCO 24HORAS?

No BANCO 24HORAS nossos clientes podem efetuar saques, além de obter saldo e extrato.

Quem pode efetuar saques no BANCO 24HORAS?

Todos os clientes com conta corrente que possuem cartão e senha ativos.

Tenho conta salário. Posso sacar no BANCO 24HORAS?

Não. Este serviço não está disponível para conta salário.

Poderei sacar no BANCO 24HORAS se tiver uma Poupança Banpará?

Este serviço não está disponível para clientes de Conta Poupança.

Qual o limite de saque no BANCO 24HORAS?

Atualmente o limite* é de R$ 500,00 para os saques que ocorrerem no horário das 6h às 22h e de R$ 300,00 nos demais horários. *Sujeito a alteração

Pagarei alguma tarifa quando utilizar o BANCO 24HORAS?

Sim, o serviço é tarifado. Consulte a tabela de tarifas.

Saques nos caixas eletrônicos do BANCO 24HORAS exigem a digitação de senha alfa?

Sim. Os procedimentos para saque são os mesmos exigidos nos equipamentos do BANPARÁ.

Onde encontro um ponto de atendimento do BANCO 24HORAS ?

Consulte a relação de pontos de atendimento BANCO 24HORAS clicando na Seção "Canais de Atendimento" neste website.

Banparacard

O que é?

É uma linha de crédito que permite ao cliente pessoa física efetuar empréstimos (parcelado ou emergencial) nos canais Banpará (Terminais de Autoatendimento, Mobile, Saque & Pague, Call Center e Internet Banking).

Quem pode contratar?

Clientes correntistas que recebem salário de órgão/empresa que mantém folha de pagamento no Banpará e que possuem no mínimo 2 meses de salário creditados em conta corrente

Quais são os documentos necessários para realizar a adesão?

Documento Oficial de Identificação com foto, comprovante de residência e comprovante de renda atualizados.

Como posso contratar?

Deve-se primeiramente realizar a adesão em qualquer agência Banpará, mediante apresentação dos documentos necessários e análise prévia.

Como posso utilizar?

Uma vez feita a adesão, o crédito estará disponível para contratação a qualquer momento através dos canais de atendimento Banpará (Terminais de Autoatendimento, Mobile, Saque & Pague, Central de Atendimento, APP e Internet Banking). Feita a contratação, o valor solicitado ficará disponível em conta para uso.

Como é realizado o pagamento?

Através de débito mensal em conta por ocasião do crédito de salário ou no dia de vencimento definido no ato da adesão.

Quais são os impedimentos?

Restrições junto à Receita Federal, possuir contratos em atraso no Banpará, cadastro desatualizado, possuir registro no CCF, não disponibilidade de limite e não possuir o tempo mínimo de relacionamento com o Banco.

Fiz a adesão, porém não contratei nenhum valor, há algum custo?

Não. Só há incidência de juros e débito de parcelas se houver liberação de valor.

Banpará Comunidade

Qual a finalidade?

Financiar empreendedores de micro e pequenos negócios, do setor formal e informal, que não tem acesso ao sistema bancário tradicional, inclusive MEI.

O que pode ser financiado?

Investimento fixo: aquisição de ferramentas, equipamentos, melhorias e/ou ampliações;

Capital de giro: aquisição de mercadorias, matérias primas, etc.;

Investimento Misto: capital de giro e ativo fixo.

Quais as condições de financiamento?

Taxa: 1,99% ao mês;

Limite: até R$ 15.000,00 (nas três primeiras contratações) ou até R$ 20.000,00 (para MEI);

Prazo: até 12 meses;

Carência: até 3 meses;

Garantia: aval individual de terceiro ou aval solidário.

Quais são as exigências cadastrais?

Os clientes e seus avalistas devem atender aos seguintes requisitos:

  1. Idade mínima de 18 anos, 11 meses e 29 dias;
  2. O empreendimento ser situado no Pará;
  3. Cadastro atualizado;
  4. CPF ativo;
  5. Não estar com restrições junto ao SPC e SERASA;
  6. Não constar na relação de impedidos de operar com o Banco;
  7. Não apresentar registro em CBP.
Quais os documentos necessários para a contratação?

Tomador de crédito: Documento de Identidade, CPF, Declaração de Renda, Comprovante de Residência atualizado e Comprovante de CNPJ.

Avalista: Documento de Identidade, CPF, Comprovante de Renda e Comprovante de Residência atualizado.

BPToken

O que é o BP Token?

É um código de segurança gerado eletronicamente a partir de um único dispositivo (Smartphone) habilitado. O código será utilizado para validar todas as operações realizadas via Internet Banking.

Como devo proceder para utilizar o BP Token?

O cliente deverá atualizar seu Aplicativo BANPARÁ para a versão mais recente, a partir da loja Oficial do seu Smartphone (Android: Play Store, e para  iOs: Appstore).  Na versão mais atual, o cliente em seu primeiro acesso irá realizar o cadastro do dispositivo em nosso sistema, para, posteriormente, habilita-lo por meio dos Caixas Eletrônicos ou Central Banpará. A habilitação irá permitir que o cliente obtenha acesso ao BP Token.

Posso optar por não fazer uso do BP Token?

Sim. Porém, não será possível realizar operações financeiras por meio do Internet Banking ou Central BANPARÁ, podendo ser realizadas apenas consultas.

Onde vou utilizar o BP Token?

O BP Token deverá ser utilizado no Aplicativo, Internet Banking BANPARÁ ou Central BANPARÁ.

Em que momento será utilizado o BP Token?

Toda vez que uma operação for confirmada via Internet Banking será utilizado 01 BP Token por operação. Ademais, o BP Token poderá ser eventualmente utilizado em outros canais para validação da identidade do usuário.
O sistema ainda vai solicitar os demais itens de segurança, além do BP Token? Sim. Senhas de 08 dígitos para acesso e 04 dígitos para validação da sessão ainda continuam sendo solicitadas.

Tenho mais de uma conta corrente e/ou mais de uma conta Poupança, vou precisar habilitar o dispositivo para cada conta para usar o BP Token?

Não. Após a conclusão do procedimento de habilitação do dispositivo a partir de qualquer conta vinculada ao CPF do titular, o dispositivo habilitado poderá ser utilizado para movimentar qualquer conta, inclusive, gerar Tokens para cada uma das contas

Eventualmente, posso ceder/compartilhar meu BP Token com outra pessoa?

Não. O BP Token é de uso pessoal, intransferível, portanto, o código gerado deve ser mantido em sigilo.

O que faço em caso de perda/roubo ou furto do dispositivo habilitado?

Nestes casos, o cliente deverá realizar de imediato o bloqueio do dispositivo por meio dos Caixas Eletrônicos do BANPARÁ, SAC Banpará (0800 280 6605) ou Central BANPARÁ.

O Banpará entra em contato solicitando o BP Token?

Não. O Banpará não entra em contato por telefone, sms ou e-mail solicitando o BP Token.

Caixas Eletrônicos

Qual o limite de saque nos caixas eletrônicos?

LIMITE DE SAQUE

 

Pessoa Física

Pessoa Jurídica

Terminal Banpará

R$ 5.000,00

R$ 5.000,00

Saque e pague

R$ 5.000,00

R$ 5.000,00

Banco 24 Horas

R$ 2.000,00

R$ 3.000,00

*Saque entre 22h às 6h

R$ 300,00

R$ 300,00

*Limite de saque diário, 22h às 6h de acordo com recomendação da FEBRABAN, sujeito a alteração.

Qual o horário de funcionamento dos Caixas Eletrônicos?

Embora o serviço esteja disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o acesso aos caixas eletrônicos será de acordo com o funcionamento dos estabelecimentos/posto ou agencia onde está instalado.

Quero colocar uma Máquina de Autoatendimento em meu estabelecimento comercial, o que devo fazer?

Compareça em sua agencia de relacionamento e verifique as condições e possibilidades de disponibilização (exceto Banco 24 horas).

Câmbio

Quais os tipos de moeda estrangeira que o banco opera em Câmbio Turismo?

Dólar e Euro.

Quais as unidades do Banpará são realizadas a compra e venda de moeda estrangeira em espécie (Câmbio Turismo)?

Agência Empresarial, Belém Centro, Nazaré, Palácio, PAB TJ e Governadoria Comando Geral da PM.

Quem pode realizar operações de Câmbio Turismo?

Clientes com ou sem conta no Banpará, sendo que clientes sem conta podem realizar operações até R$ 10.000,00 (dez mil reais) convertidos em Dólar ou Euro.

Quais os tipos de moeda estrangeira que o banco opera em Câmbio Financeiro?

Para o câmbio financeiro (transferências), o Banco disponibiliza operações nas principais moedas conversíveis: Dólar, Euro, Libra, Iene, Franco Suíço, Dólar Canadense, Dólar Australiano, entre outros.

Quem pode realizar transferências internacionais de Câmbio Financeiro pelo Banco?

Apenas cliente Banpará com conta corrente e cadastro atualizado no Banco podem realizar essas operações.

Capital de Giro

Quem pode contratar?

Clientes Pessoa Jurídica, correntista do banco, constituído no mínimo 1 ano de constituição.

Quais são os documentos necessários para realizar a adesão?

Contrato social e alterações contratuais. Declaração de conformidade socioambiental preenchida e assinada pelo representante legal da empresa. Relação de principais clientes e fornecedores em papel timbrado, constando os respectivos telefones.

Documento de Identificação, CPF e Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) dos sócios. Simples Nacional ou Lucro Presumido/Real. Balanço Patrimonial e DRE, no mínimo referente ao último exercício, se houver.

Pode ser necessário a apresentação de outros documentos conforme necessidade, à ser detalhado pela agência de atendimento.

Como posso contratar?

Através da Rede de Agências, mediante análise prévia.

Como posso utilizar?

Após a liberação do crédito, o valor fica disponível em conta para uso.

Como é realizado o pagamento?

Por meio de débito em conta mensal na data prevista em contrato.

Quais são os impeditivos?

Irregularidades na Receita Federal, Serasa e Sisbacen.

Capital de Giro Empreendedor

Quem pode contratar?

Clientes Pessoa Jurídica enquadradas, prioritariamente, nos seguintes ramos de atividade: Escolas Particulares, Academias, Bares e Restaurantes.

Quais são os documentos necessários para realizar a adesão?

Contrato social e alterações contratuais. Declaração de conformidade socioambiental preenchida e assinada pelo representante legal da empresa. Relação de principais clientes e fornecedores em papel timbrado, constando os respectivos telefones.

Documento de Identificação, CPF e Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) dos sócios. Simples Nacional ou Lucro Presumido/Real. Balanço Patrimonial e DRE, no mínimo referente ao último exercício, se houver.

Pode ser necessário a apresentação de outros documentos conforme necessidade, à ser detalhado pela agência de atendimento.

Como posso contratar?

Através da Rede de Agências, mediante análise prévia.

Como posso utilizar?

Após a liberação do crédito, o valor fica disponível em conta para uso.

Como é realizado o pagamento?

Por meio de débito em conta mensal na data prevista em contrato

Quais são os impeditivos?

Irregularidades na Receita Federal, Serasa e Sisbacen.

Capital de Giro FOPAG

Quem pode contratar?

Micro e Pequenas Empresas domiciliadas no Estado do Pará, constituídas há pelo menos 01 ano.

Quais são os documentos necessários para realizar a adesão?

Contrato social e alterações contratuais. Declaração de conformidade socioambiental preenchida e assinada pelo representante legal da empresa. Relação de principais clientes e fornecedores em papel timbrado, constando os respectivos telefones.

Documento de Identificação, CPF e Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) dos sócios. Simples Nacional ou Lucro Presumido/Real. Balanço Patrimonial e DRE, no mínimo referente ao último exercício, se houver.

Pode ser necessário a apresentação de outros documentos conforme necessidade, à ser detalhado pela agência de atendimento.

Como posso contratar?

Através da Rede de Agências, mediante análise prévia.

Como posso utilizar?

Após a liberação do crédito, o valor fica disponível em conta para uso.

Como é realizado o pagamento?

Por meio de débito em conta mensal na data prevista em contrato.

Quais são os impeditivos?

Irregularidades na Receita Federal, Serasa e Sisbacen.

Cartão Chave de Segurança

O que é o Cartão Chave de Segurança?

O Cartão Chave é mais um recurso de segurança que o Banpará está agregando ao seu serviço de Internet Banking Pessoa Física e Jurídica. *

Como é este cartão?

O Cartão Chave de Segurança do Banpará é um cartão que contem 50 posições com 6 (seis) dígitos cada uma, distribuídos em cinco colunas de 10 posições.

Posso optar por não fazer uso do Cartão Chave de Segurança?

Sim. Porém, para as transações de pagamento e transferência o uso do cartão é obrigatório.

O que devo fazer para obter o Cartão Chave de Segurança?

Você poderá solicitar o Cartão Chave de Segurança em qualquer agência do Banpará com a apresentação documento de identificação.

Onde e quando vou utilizar o Cartão Chave de Segurança?

Você precisará usar o Cartão Chave de Segurança em todas as sessões do Internet Banking em que efetuar transações de pagamento ou transferência.

Em que momento será solicitado a chave de segurança?

Antes do acesso a página da transação a ser realizada.

Quantas chaves serão solicitadas em cada sessão no Internet Banking?

Caso ocorra movimentações financeiras, o sistema solicitará 1(uma) chave por sessão.

O sistema ainda vai solicitar os demais itens de segurança, além do Cartão Chave de Segurança?

Sim. Senhas, frase secreta e identificação positiva continuarão a ser solicitados.

Tenho uma conta corrente e 3 contas de Poupança. Vou utilizar 4 cartões?

Não. O cartão será vinculado ao seu CPF, portanto, você usará apenas 1 cartão, independentemente do número de contas.

Existem cartões iguais?

Não. Cada cartão contém um conjunto de chaves exclusivas.

Eventualmente posso ceder o meu Cartão Chave de Segurança para o titular de outra conta?

Não. O cartão é pessoal e intransferível, pois está vinculado ao CPF do correntista.

O que faço se perder o Cartão Chave de Segurança do Banpará?

Em caso de extravio, perda ou furto de seu Cartão Chave de Segurança, entre em contato com o SAC Banpará (0800 280 6605) ou dirija-se a qualquer agência e solicite bloqueio de seu cartão.

Posso solicitar, na agência, mais de um cartão chave de segurança?

Não. Só é possível a vinculação de um único cartão chave de segurança ao CPF do cliente. A vinculação de um outro cartão cancela o cartão anterior.

Por que o sistema passou a pedir sequências aleatórias de meu Cartão Chave de Segurança?

A implantação deste procedimento traz ainda mais segurança no uso do serviço de Internet Banking.

O Banpará solicita atualização de meus dados por e-mail ou telefone?

O Banpará não contata seus clientes por telefone, e-mail ou site institucional, para solicitar atualização de dados cadastrais, número de conta, senhas ou sequências do Cartão Chave de Segurança.

Cartão Magnético

O que é?

O cartão Magnético Banpará é um meio eletrônico de pagamento que permite ao cliente movimentar recursos da sua Conta Salário do Banpará e realizar saques.

Quem pode adquirir?

Titulares de Conta Salário Banpará.

Como solicitar?

Através da Rede de Agências.

Como receberei o meu cartão?

Em sua agência de relacionamento.

Em caso de perda ou roubo, como posso realizar o bloqueio?

Através das Agências, Terminais de Autoatendimento e SAC.

Cartão Múltiplo

O que é?

O cartão Múltiplo Banpará Mastercard trata-se de um meio eletrônico de pagamento que permite ao cliente movimentar recursos da sua conta corrente do Banpará, realizar saques, bem como adquirir bens e/ou serviços em estabelecimentos comerciais de âmbito nacional e internacional nas funções débito e crédito.

Como faço para adquirir o cartão múltiplo Banpará Mastercard?

Se você possui algum histórico no antigo Cartão de Crédito, chegará um novo Cartão Múltiplo a você automaticamente.

Caso não tenha o histórico acima, a solicitação pode ser realizada nas Agências e Postos, no terminal de autoatendimento Banpará, no Internet Banking ou no Mobile Banking Banpará.

Quais os documentos necessários para solicitar o cartão de crédito?

Para solicitar o cartão múltiplo Banpará Mastercard nas agências e postos Banpará, o cliente deve portar apenas um documento de identificação e uma cópia do contracheque.

Recebi meu cartão e preciso desbloqueá-lo. O que devo fazer?

Você poderá desbloquear seu cartão nos terminais de Autoatendimento Banpará.

Solicitei o cartão de crédito, mas preciso alterar endereço de envio. O que devo fazer?

Você poderá solicitar a alteração de endereço nas Agências e Postos Banpará.

Como faço para regularizar minha dívida com o cartão de crédito?

Você poderá regularizar sua dívida entrando em contato com a Central de Cobrança Cartões de Crédito Banpará (0800 724 1218).

Como solicito o cancelamento do cartão múltiplo?

Você deverá entrar contato com a Central de Cartões de Crédito Banpará ou comparecer nas agências e postos Banpará e solicitar o cancelamento do cartão.

Desejo aumentar o limite do meu cartão, onde posso solicitar?

Você poderá solicitar uma reanálise em uma agência do Banpará, esta é passível de rejeição.

Como faço para solicitar limite de crédito no meu cartão múltiplo Banpará?

Você poderá solicitar uma reanálise em uma agência do Banpará, esta é passível de rejeição.

Não sou correntista do Banpará, posso ter um cartão múltiplo Banpará?

Atualmente somente correntistas podem obter os cartões múltiplo Banpará. Caso seja de seu interesse, dirija-se a uma agência e abra sua conta corrente.

Não recebi a senha do meu cartão, como faço para solicitar uma nova via?

Tanto para não recebimento quanto ou esquecimento, Você pode solicitar uma nova senha através da Central de Atendimento Cartões de Crédito Banpará.

Não vou conseguir pagar o valor total da minha fatura, e não quero pagar somente o mínimo, posso parcela-la?

Sim. Na sua fatura, parte superior, verifique se existe disponibilidade de parcelamento, pague o valor exato da parcela escolhida. Você pode ainda ligar para central de cartões e consultar as opções de parcelamento.

Desejo cancelar uma compra, como deve proceder?

Primeiramente deve-se tentar efetuar o cancelamento junto ao lojista onde realizou a compra. Caso não se consiga resolver junto ao estabelecimento, o titular deverá entrar em contato com a central de atendimento de cartões.

Não reconheço compras na minha fatura, como faço para contestar?

Você deve ligar para a central de atendimento, e enviar a carta de contestação disponível nesta página por meio do fax (11) 2108-5280 ou caixa postal 268 CEP 06455-972 Barueri São Paulo ou também via e-mail contestacao@banparanet.com.br.

Cartão Smartcard

O que é?

Cartão plástico que utiliza chip como mecanismo para elevar o nível de segurança das transações. Com ele você faz saques, consulta saldo, solicita extrato, realiza transferências, paga suas contas e faz aplicações em qualquer uma de nossas agências e terminais de autoatendimento ou pontos de atendimento eletrônico disponíveis em diversos locais fora do ambiente de nossas agências.

Quem pode adquirir?

Atualmente a solicitação do Cartão Smartcard só é possível para quem possui apenas Conta Poupança.

O que devo fazer caso meu cartão seja roubado ou extraviado?

Em caso de perda ou roubo do cartão Smartcard nossos clientes poderão cancelar o mesmo através do Serviço de Atendimento ao Consumidor SAC (0800 280 6605), pela opção 4 do menu eletrônico da Central de Atendimento Banpará 3004-4444 (Belém e Região Metropolitana, Marabá e Santarém - fixo e celular) ou 0800 285 8080 (outras localidades - fixo), em qualquer um de nossos caixas eletrônicos, no Mobile Banking APP ou ainda através do serviço de Internet Banking acessado em www.banparanet.com.br , caso o cliente possua senha de acesso.

Cancelei meu cartão e a senha também foi cancelada. Por quê?

Em razão de sua senha estar vinculada ao cartão.

Como devo proceder se o meu cartão Smartcard ficar retido no caixa eletrônico da agência?

Em dias úteis, solicite a retirada de seu cartão aos funcionários do setor de atendimento da agência. Se isso ocorrer no sábado, domingo ou feriado, procure a agência no 1º dia útil seguinte. Para os casos em que a retenção de seu cartão ocorrer em caixa eletrônico fora de nossas agências, contate o SAC (0800 280 6605) ou a Central Banpará através dos telefones 3004-4444 (Belém e Região Metropolitana, Marabá e Santarém - fixo e celular) ou 0800 285 8080 (outras Localidades - fixo) para orientações.

Meu cartão está quebrado e com senha ativa, tenho que ir até minha agência para solicitar outro?

Você poderá solicitar uma nova via do cartão Smartcard em qualquer Agência ou Posto de Atendimento do Banpará, bem como através do menu eletrônico, pela opção 4, da Central Banpará 3004-4444 (Belém e Região Metropolitana, Marabá e Santarém - fixo e celular) ou 0800 285 8080 (outras Localidades - fixo).

Cancelei meu cartão e deixei de ter acesso as transações eletrônicas da Central Banpará. Por quê?

A sua senha de 04 dígitos está vinculada ao cartão. Somente com cartão e senha ativos é possível acessar o menu eletrônico da Central Banpará.

Se cancelar o meu cartão ainda poderei fazer pagamentos no serviço de Internet Banking?

A sua senha de 04 dígitos está vinculada ao cartão. Neste caso, serão possíveis apenas as transações de consulta, pois para as demais é exigida a digitação.

Central de Atendimento

O que é?

É um canal telefônico de atendimento personalizado ao cliente Banpará.

Como faço para entrar em contato?

Basta ligar para o telefone 3004-4444 se estiver em Belém e Região Metropolitana, Marabá e Santarém, através de telefone fixo ou celular, ou para 0800 285 8080 a partir das demais localidades através de telefone fixo.

Qual o horário de atendimento?

O atendimento eletrônico está disponível 24 horas, 7 dias por semana. O atendimento personalizado, realizado por agentes de Call Center, está disponível das 8h às 20h, de segunda a sexta, exceto feriados.

Quais operações posso fazer através do atendimento eletrônico?

Consulta de saldo e extrato de Conta Poupança ou Conta Corrente;

Cancelamento, bloqueio ou Solicitação de 2ª via de cartão Smartcard;

Consultar status e bloqueio de Cartão chave de segurança (OTP);

Desbloqueio de senha alfa e numérica de cartão Smartcard;

BpToken: desabilitar dispositivo;

Liberação de acesso ao aplicativo de empréstimo consignado;

Saldo de aplicações financeiras;

E outras transações

Quais operações posso fazer através do atendimento personalizado?

Empréstimo Banparacard: Liberação, simulação e liquidação antecipada de saldo devedor;

Pagamento de contas1;

Transferência entre contas Banpará2;

Transferência para outros Bancos via TED/DOC3;

Empréstimo Sazonal: liberação e liquidação antecipada de saldo devedor;

Empréstimo Consignado: simulação, saldo devedor e liquidação antecipada de saldo devedor;

Vincular contas ao cartão múltiplo;

Saldo devedor e liquidação antecipada de: Credicomputador, Antecipação de Imposto de Renda e Confissão de dívida;

Recarga de celular4;

Ativação e alteração de SMS e poupança programada;

Atualização cadastral5;

E outras transações.

1 Limitados em R$ 20.000,00 para boletos de cobrança e limitado em R$ 10.000,00 para convênios/contas de consumo.

2 Limitados em R$ 50.000,00

3 Limitados em R$ 20.000,00

4 Exceto operadoras Claro e Vivo.

5 Desde que não haja alteração em dado que necessite de comprovação documental. Ex: Endereço, Vínculo empregatício, etc.

Quais dados preciso fornecer para ter acesso à Central de Atendimento?

É necessário o cliente se identificar, informando seu CPF, nº da conta, nº da agência e senha de 4 dígitos. O cliente que possuir Cartão Chave de Segurança ativo, terá que digitar uma das posições escolhidas aleatoriamente pelo sistema.

Quais os requisitos para realizar transações financeiras com o atendente de Call Center?

As transações financeiras só podem ser efetivadas se o cliente realizar o contato através de um telefone que conste no seu cadastro junto ao Banco e se confirmar corretamente todos os dados cadastrais que serão solicitados pelo atendente.

CET - Custo Efetivo Total

O que é?

É a representação em percentual de todos os custos pagos pelo cliente em uma operação de crédito. O resultado do cálculo do CET é demonstrado em taxa percentual anual. Este custo depende do prazo, valor do empréstimo, taxa de juros, tarifa de abertura de crédito, IOF, entre outras despesas, devendo ser informado previamente na contratação da operação.

A partir de que data a exigência do CET?

Desde 03/03/2008 (Resolução BACEN 3517/2007).

Quais os itens que compõe o cálculo?

O cálculo considera os seguintes itens da operação: Taxa de Juros, Tributos, Tarifas, Seguros, as despesas cobradas do cliente.

Quais os produtos que exigem a informação sobre o CET?

Todas as operações de crédito para pessoas físicas (empréstimos e financiamentos).

Qual a importância do CET?

Para o cliente, funciona como um dispositivo para poder comparar os diferentes tipos de empréstimos e financiamentos, e ao final, optar pela solução que se lhe apresente com menor custo. Para o Banpará, a garantia da efetiva transparência no relacionamento com os clientes.

Por que é essencial saber sobre o CET?

A regulamentação se apresenta de forma a atender múltiplo interesse. Para garantir ao cliente o direito da informação sobre os empréstimos praticados pelas instituições bancárias, e também como instrumento de orientação para melhorar e dar transparência no relacionamento banco/cliente.

Conta Corrente

Onde posso abrir minha conta corrente no Banpará?

Em qualquer Agência ou Posto de Atendimento do Banpará.

Quais documentos são necessários para abertura da conta corrente Pessoa Física?

Os documentos necessários são: CPF, documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Carteira de Registro Profissional), comprovante de residência e comprovante de renda.

Quais documentos são necessários para abertura da conta corrente Pessoa Jurídica?

Para consultar os documentos necessários para abrir uma conta corrente PJ acesse o link: https://www.banpara.b.br/menu/servicos/empresa/abra-sua-conta/

Há algo que possa impedir a abertura da conta corrente?

Sim. Restrições no CPF junto à Receita Federal impedem a abertura de conta, que só poderá ser realizada após a regularização.

Conta Poupança

O que é?

É uma modalidade de investimento segura, acessível e adequada a todos os clientes, desde pequenos poupadores a grandes investidores.

Onde posso abrir minha conta poupança no Banpará?

Em qualquer Agência ou Posto de Atendimento do Banpará.

Quais documentos são necessários para abertura da conta corrente?

Os documentos necessários são: CPF, documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Carteira de Registro Profissional), comprovante de residência e comprovante de renda se houver.

Há algo que possa impedir a abertura da conta Poupança?

Sim. Restrições no CPF junto à Receita Federal impedem a abertura de conta, que só poderá ser realizada após a regularização.

Qual o valor inicial para abrir uma Conta de Poupança?

Não há valor mínimo, trata-se de uma decisão gerencial.

Conta Salário

O que é?

Conta aberta por iniciativa e solicitação do empregador que possua folha de pagamento no Banpará para efetuar o pagamento de salário aos seus empregados. Pode ser utilizada para pagamento de proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares.

Consigo receber depósitos nesta conta igual a conta corrente?

Não. Somente pode receber crédito do empregador, não sendo admitidos depósitos de quaisquer outras fontes.

Há alguma tarifa de manutenção para esta modalidade de conta?

A conta salário é isenta de qualquer cobrança de tarifas.

Consignado

O que é?

O consignado é uma linha de crédito pessoal para correntista cujo valor do empréstimo é calculado conforme o saldo da margem consignável e o prazo de pagamento. A liberação está sujeita à prévia análise de crédito e a fonte pagadora deve ter contrato com o BANPARÁ para consignação em folha de pagamento.

Quem pode contratar?

Servidores públicos estaduais e municipais, Inativos, Pensionistas, Funcionários Banpará e empregados de empresa privada cuja fonte pagadora possua contrato com o BANPARÁ para consignação em folha de pagamento.

Quais são os documentos necessários para realizar a adesão?

Para adesão realizada na agência é necessário: Documento Oficial de Identificação com foto, comprovante de residência e comprovante de renda atualizados. Já para a adesão através do Aplicativo Banpará Consignado é necessário que o seu cadastro esteja atualizado.

*Para as consignantes semiautomáticas, o cliente deverá apresentar carta margem.

Como posso fazer uma simulação do consignado?

Através das Agências, do Aplicativo Banpará Consignado, Mobile Banking, Internet Banking e da Central de Atendimento por meio dos telefones (91) 3004-4444 e 0800 285 8080.

Como posso contratar?

Você pode ir em qualquer Agência, ou realizar a contração através do Mobile Banking, Internet Banking ou por meio do Aplicativo Banpará Consignado* disponibilizado gratuitamente nas lojas de aplicativos para contratação ou renovação do seu empréstimo de forma fácil e segura.

*Disponível para as linhas SEPLAD, IGEPREV, TJE-PA, TCE-PA, Câmara Municipal de Belém, ALUBAR, SINOBRAS, SAAE Rondon do Pará.

Como posso utilizar?

No momento em que é efetivada a contratação, o valor solicitado ficará disponível em conta para uso.

Como é realizado o pagamento?

O débito é mensal ocorre diretamente via contracheque.

Quais são os impedimentos?

Restrições junto à Receita Federal, possuir contratos em atraso no Banpará, cadastro desatualizado e não estar enquadrado na idade mínima e máxima (mínimo 18 anos e no máximo 80 anos 11 meses e 29 dias).

CDB

O que é?

A sigla CDB significa Certificado de Depósito Bancário. São títulos nominativos de renda fixa e o rendimento pode ser prefixado ou pós-fixado.

Faz parte da modalidade de depósito a prazo, ou seja, é um título de renda fixa emitido pelos bancos em que a remuneração e o prazo são negociados no momento da aplicação. Funciona como um depósito que permite receber o seu dinheiro mais o juro ao final do prazo predeterminado. É um investimento considerado de baixo risco e que conta com a solidez e a credibilidade do Banpará.

Qual a diferença de um CDB pré-fixado para o pós-fixado?

Na modalidade pré-fixada é possível saber quanto o CDB vai render ao final do vencimento uma vez que o percentual de remuneração (taxa de juros) é definido no momento da aplicação. Já no pós-fixado a remuneração é conhecida após o vencimento da aplicação, de acordo com a variação do indexador do produto e, ainda, o percentual contratado no momento da aplicação.

Onde posso fazer o CDB?

Através da Rede de Agências, Mobile Banking, Internet Banking, Caixas Eletrônicos do Banpará e na Central de Atendimento.

Cheque Especial

O que é?

O cheque especial Banpará é um Limite de crédito rotativo, disponibilizado em sua conta corrente para ser utilizado como e quando desejar. Ele é indicado para cobertura de despesas emergenciais e para ser usado por pouco tempo.

Quem pode contratar?

O produto cheque especial é destinado ao cliente Banpará, correntista há mais de 90 dias.

Quais são os documentos necessários para realizar a adesão?

Documento Oficial de Identificação com foto, comprovante de residência e comprovante de renda atualizados.

Como posso contratar?

O cliente deve se dirigir a uma agência do Banpará para solicitar a contratação do serviço.

Como posso utilizar?

A utilização do limite ocorre quando algum débito é destinado a conta sem que o cliente possua saldo credor para sua cobertura. Neste caso a transação sensibilizará o limite.

Como é realizado o pagamento?

A cobrança de encargos (juros + iof) é realizada no primeiro dia util de cada mês através de débito em conta, e o cliente so paga encargos sobre sua utilização.

Há algum limite de crédito?

De R$ 300,00 a R$ 30.000,00. O limite é calculado conforme a capacidade de pagamento do cliente a partir de sua renda liquida declarada.

Quais são os impeditivos?

Restrições junto à Receita Federal, cadastro desatualizado, possuir contratos em atraso no Banpará, estar cadastrado nos órgãos de proteção ao credito, possuir cadastro no CCF, encontrar-se desenquadrado das regras de negócio do produto ou em desacordo à política de crédito do Banpará.

Credicomputador

O que é?

O Credicomputador é um limite de crédito disponibilizado ao cliente usuário do cartão Banpará Smartcard para a aquisição de itens de informática nas lojas credenciadas.

Quem pode contratar?

Servidores públicos estaduais, Inativos, Pensionistas e Funcionários Banpará.

Quais são os documentos necessários para realizar a adesão?

Documento Oficial de Identificação com foto, comprovante de residência e comprovante de renda atualizados.

Como posso contratar?

Deve-se primeiramente realizar a adesão em qualquer agência Banpará, mediante apresentação dos documentos necessários e análise prévia

Como posso utilizar?

Uma vez feita a adesão, o limite ficará disponível para ser utilizado através de compras na rede de lojas credenciadas utilizando o Smartcard Banpará.

Qual o limite máximo para contratação?

Até R$ 2.000,00.

Como é realizado o pagamento?

O cliente pode parcelar em até 35 vezes e a cobrança é realizada através de débito em conta na data do vencimento das parcelas.

Quais são os impeditivos?

Restrições junto à Receita Federal, cadastro desatualizado, possuir contratos em atraso no Banpará e não disponibilidade de limite.

Fiz a adesão, porém não contratei nenhum valor, há algum custo?

Não. Só ocorre o débito de parcelas se houver liberação de valor.

Quais são as lojas credenciadas que aceitam o Credicomputador?

A lista de lojas credenciadas está disponível no endereço: https://www.banpara.b.br/menu/produtos/voce/credcomputador/

Crédito Imobiliário

O que é?

É um produto destinado ao financiamento de imóveis para clientes Pessoa Física ou Jurídica.

Onde posso realizar a contratação?

Na Rede de Agências Banpará.

Como posso realizar uma simulação?

Através do site https://creditoimobiliario.banpara.b.br/pf/ e também na Rede de Agências.

As despesas com ITBI e Cartório podem ser inclusas no financiamento?

Sim.

Possuo financiamento imobiliário em outro Banco, posso realizar a Portabilidade para o Banpará?

Sim.

Como posso obter informações mais detalhadas?

Crédito Rural

Quais as linhas de Crédito do Banpará?

O Banpará possui linhas de investimento e custeio, inclusive no âmbito do Programa Nacional do Médio Produtor Rural (Pronamp), além das demais linhas de crédito rural para Industrialização, Custeio e Comercialização.

Não tenho título da terra, posso ter crédito rural no Banpará?

Não. Somente é possível a partir da titulação definitiva emitida pelo INCRA ou pelo ITERPA. Mesmo com o protocolo, não será aceito.

Não tenho licença ambiental, posso ter crédito rural no Banpará?

Não. Toda atividade do crédito rural requer algum documento relacionado ao meio ambiente, que pode ser uma licença ambiental ou uma Dispensa de Licenciamento conforme legislação vigente.

Não tenho Cadastro Ambiental Rural (CAR), posso ter crédito rural no Banpará?

Não. No crédito rural é obrigatório o Cadastro Ambiental Rural. Neste caso, é possível ter o protocolo bem como o CAR provisório antes do definitivo, porém, até a contratação deve estar regular e sem observações da Secretaria responsável.

Quero comprar bezerros ou novilho ou boi magro ou reprodutor, posso ter crédito rural no Banpará?

Sim. O Banpará tem linhas de crédito para compra de animais, especialmente bovinos e bubalinos. Dentre as linhas temos de investimento voltado ao médio produtor e cria e recria voltado ao pequeno, médio e grande produtor.

Qual o limite para financiamento?

Os limites devem acompanhar conforme a capacidade dos projetos, e ainda, de acordo com o Plano Safra vigente. Para o Plano Safra 2020/2021, os limites são de até R$1,5 milhão quando se tratar de Investimento, até R$4,5 milhões para Comercialização, até R$1,5 milhão para Industrialização e até R$3 milhões para Custeio.

Quanto tempo o crédito demora para contratar?

Caso o projeto venha sem nenhuma pendência documental ou técnica a expectativa é de 45 dias corridos. Caso o projeto apresente pendências pode levar de 45 a 180 dias.

Tenho que ter projeto para ter crédito rural no Banpará?

Sim. Atualmente em todas as linhas o projeto é necessário.

É necessário ter evolução do rebanho no projeto pecuário?

Sim. É por meio da evolução do rebanho que podemos estimar as receitas e suporte forrageiro.

Quanto tempo é de carência? Posso pagar de quantas vezes?

O tempo é variável conforme fluxo de caixa e finalidade, e ainda assim, existem limites. As linhas de industrialização, comercialização e custeio, não possuem carência. O pagamento deve ser realizado imediatamente à comercialização do produto. No caso do investimento, deverá obedecer ao fluxo de caixa, geralmente é o tempo necessário que haja a produção mínima da cultura ou criação.

Qual a taxa de juros?

As taxas de juros variam entre 5% a 6% ao ano. Sendo 5% a.a. para a linha de Custeio destinada ao médio produtor rural, 6% a.a. para as demais linhas.

Quais são os outros custos?

Durante o processo também serão necessárias tarifas como a de análise de projetos, além de avaliação de garantias, IOF e despesas cartorárias (que não serão cobradas diretamente pelo Banco e sim pelo cartório).

Qual o prazo que tenho para pagar?

Os prazos são variáveis conforme o fluxo de caixa do projeto a ser aceito pelo banco tecnicamente. Normalmente o prazo total acompanha a cultura e a comercialização. Por exemplo: Se o cliente financia a compra de ração para peixes, e pretende fazer a despesca em 6 meses. O prazo do projeto será de 6 meses.

Como faço para consultar o status do meu projeto?

Consulte a agência, ela estará disposta a lhe atender com presteza.

Como faço para esclarecer dúvidas do meu projeto?

Somente é possível o financiamento no âmbito do Pronamp. Nas demais não é possível.

O Banco pode me indicar o melhor projetista?

Não. O banco irá disponibilizar uma lista e o cliente poderá entrar em contato com quem desejar para elaborar o projeto, ou ainda, se tiver alguém de sua confiança poderá solicitar o cadastro no Banpará.

Posso ir até a matriz para ser atendido ou conversar sobre o meu projeto ou ligar para saber o andamento?

Não. Os atendimentos são realizados exclusivamente via agência.

Já sou produtor antigo, preciso de assistência técnica mesmo assim?

Atualmente a assistência técnica é obrigatória nas linhas relacionadas ao custeio e investimento. Não é obrigatória em comercialização e industrialização.

Gastei recursos financeiros para regularizar minha propriedade como CAR, Titulação, licença, etc. O Banco irá me ressarcir?

Não há ressarcimento pelo Banco. Para entrar com proposta orientamos sempre que a propriedade esteja completamente regularizada, porém, não é garantia de viabilidade.

Cheque Empresarial

O que é?

O cheque especial Banpará é um Limite de crédito rotativo, disponibilizado na conta corrente da empresa para ser utilizado como e quando desejar. Ele é indicado para cobertura de despesas emergenciais e para ser usado por pouco tempo.

Quem pode contratar?

Cliente Pessoa Jurídica, correntista do banco, constituído no mínimo há 1 (hum) ano e com 1 (hum) demonstrativo contábil fechado, de qualquer porte, enquadrado nos setores: rural, indústria, comércio ou serviços, desde que não esteja na relação de impedidos de operar com o banco, abrangendo as seguintes formas societárias: · Microempreendedor Individual (MEI); · Empresário Individual (EI); · Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI); · Sociedade Empresária Limitada; · Sociedade Anônima; · Serviço Notarial e Registral (Cartório); e · Associações.

Quais são os documentos necessários para realizar a adesão?

– Contrato social e alterações contratuais, caso necessário;

– Relação de principais clientes e fornecedores em papel timbrado;

– Declaração de Imposto de Renda (DIRPF);

– Se a empresa tem entre 1 e 2 anos de constituição: Último balanço patrimonial; - Se a empresa tem entre 2 e 3 anos de constituição: 2 (dois) últimos balanços patrimoniais; - Se a empresa tem acima de 3 anos de constituição: 3 (três) últimos balanços patrimoniais;

– Se a empresa tem entre 1 e 2 anos de constituição: Último Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE); - Se a empresa tem entre 2 e 3 anos de constituição: 2 (dois) últimos DRE; - Se a empresa tem acima de 3 anos de constituição: 3 (três) últimos DRE;

– Simples Nacional:

  1. a) DEFIS – Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais;
  2. b) DASN SIMEI - Declaração Anual do Simples Nacional - Microempreendedor Individual;
  3. c) ESN – Extrato Simples Nacional.

– Lucro Presumido:

  1. ECF – Escrituração Contábil Fiscal;
  2. ECD – Escrituração contábil digital. Caso apresente distribuição de parcelas de lucros e dividendos no imposto de renda retido na fonte – IRRF da empresa.

– Lucro Real:

  1. ECF – Escrituração Contábil Fiscal;
  2. ECD – Escrituração Contábil Digital;

Nota geral: Necessário entregar os recibos das Declarações.

Como posso contratar?

O cliente deve se dirigir a uma agência do Banpará para solicitar a contratação do serviço.

Como posso utilizar?

A utilização do limite ocorre quando algum débito é destinado a conta sem que o cliente possua saldo credor para sua cobertura. Neste caso a transação sensibilizará o limite.

Como é realizado o pagamento?

A cobrança de encargos (juros + iof) é realizada no primeiro dia útil de cada mês através de débito em conta.

Há algum limite de crédito?

Os valores máximos por contratação são definidos pela capacidade de pagamento, porte dos clientes, variando de R$ 3.500,00 a R$ 1.000.000,00.

Quais são os impeditivos?

Restrições junto à Receita Federal, cadastro desatualizado, possuir contratos em atraso no Banpará, estar cadastrado nos órgãos de proteção ao credito, possuir cadastro no CCF, encontrar-se desenquadrado das regras de negócio do produto ou em desacordo à política de crédito do Banpará.

Débito Automático

O que é?

Consiste em serviço de Débito Automático dos seus compromissos em sua conta corrente, sem nenhum custo adicional ao cliente. Na data do vencimento, o Banco efetua o débito na conta do cliente, que tem como comprovante de pagamento o próprio extrato bancário. As empresas prestadoras de serviços, após receberem autorização de seus clientes, encaminham periodicamente aos bancos conveniados os valores e datas a serem debitados nas contas de seus clientes.

Onde posso contratar o serviço?

Através da Agência de Relacionamento, Internet Banking, Central de Atendimento ou Caixas Eletrônicos do Banpará.

Preciso colocar minha conta de telefone em débito automático. Como devo proceder?

Você pode aderir ao serviço através de sua agência de relacionamento, Central Banpará 3004-4444 (Belém e Região Metropolitana, Marabá e Santarém) ou 0800 285 8080 (outras Localidades), ou Internet Banking.

Como saberei se a minha conta de telefone já está incluída em Débito Automático?

Verifique em sua próxima conta se a informação DÉBITO AUTOMÁTICO consta na mesma. Dependendo do dia em que foi solicitada a inclusão a sua conta já poderá ter sido fechada pela concessionária. Neste caso a fatura deverá ser paga normalmente.

Estornos

Quando posso solicitar estorno?

Na mesma data em foi realizada a transação.

Como posso solicitar estorno?

 Através da Rede de Agência ou SAC.

Qualquer transação pode ser estornada?

Não. Para ser realizado o estorno é necessária análise prévia.

Fundos de Investimento

O que é um Fundo de Investimento?

Os fundos são uma modalidade de investimento que reúne recursos financeiros de um conjunto de investidores (cotistas) em uma cesta de ativos, comparando-se a um condomínio. Entre as suas vantagens está a possibilidade de permitir acesso a investimentos com valores menores do que seriam necessários para investir sozinho.

Qualquer pessoa pode aplicar em Fundos?

Sim, desde que possua conta corrente no Banco e realize o API – Análise do Perfil do Investidor para identificar seu Perfil. Na 1ª aplicação é necessário ler e assinar o Termo de Adesão ao Fundo de Investimento, o que deve ser realizado em uma de nossas Agências. Existem fundos de perfil conservador, com liquidez diária, como é o caso do FIC FI RF Banpará Referenciado DI LP – Crédito Privado, mas também existem fundos com perfil mais arrojado, que contam com estratégias que expõem o investidor a mais risco como o Fundo Banpará Tradicional FIC FI Multimercado.

O Banpará é quem administra esses Fundos?

Não. O Banpará atua na categoria de Distribuidor, ou seja é o responsável pela venda das cotas do Fundo. Essa categoria pode ser desempenhada pelo próprio banco administrador desse Fundo ou por terceiros contratados por ele, como é o caso do Banpará que foi contratado pelo Banco BTG Pactual.

Então qual é o papel do Administrador desses Fundos?

Ele é responsável pela constituição do Fundo, pelo seu funcionamento, pelos aspectos jurídicos e pela prestação de informações à CVM, o administrador defende os interesses dos cotistas.

O que é essa taxa de administração que é cobrada pelo Fundo?

É um percentual sobre o Patrimônio do Fundo, pago anualmente pelos cotistas, referente à prestação de serviço do administrador, do gestor e das demais instituições presentes na operacionalização do dia a dia do Fundo. Esse percentual varia de instituição para instituição e de produto para produto. Para identificar a taxa de administração do fundo, consulte o regulamento disponibilizado no site do Banpará https://www.banpara.b.br/menu/investimentos/fundos-de-investimentos/ficfi/

Essa taxa é também para se ter uma garantia do investimento?

Não. Todo investimento tem um risco envolvido. No caso de Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, do distribuidor ou de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda do fundo garantidor de crédito FGC.

Os investidores devem estar preparados para aceitar os riscos inerentes aos diversos mercados em que os fundos atuam e, consequentemente, possíveis variações negativas no patrimônio investido.

Pois a rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento pelo investidor antes de aplicar seus recursos.

Qual a taxa do Imposto de renda para Fundos?

Por determinação da Secretaria da Receita Federal, os Fundos de Investimento são classificados em três categorias para efeitos de Imposto de Renda, curto, médio e longo prazo e a incidência do imposto dependerá do período em que cada aplicação permanecer no Fundo. No caso dos Fundos que o Banpará distribui, por serem de Longo Prazo, obedecem a tabela abaixo.

  1. Resgate em até 180 dias: alíquota de 22,5% sobre os rendimentos;
  2. Resgate de 181 a 360 dias: alíquota de 20% sobre os rendimentos;
  3. Resgate de 361 a 720 dias: alíquota de 17,5% sobre os rendimentos;
  1. Resgate acima de 720 dias: alíquota de 15% sobre os rendimentos
Tem também o IOF?

Sim. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incide sobre o rendimento nos resgates feitos em um período inferior a 30 dias. O percentual do IOF pode variar de 96% a 0%, dependendo do número de dias decorridos da aplicação, incidindo sobre o rendimento do investimento.

Qual o valor mínimo para aplicar nesses Fundos de Investimento?

Conforme o regulamento de cada Fundo existe um valor inicial, um saldo mínimo para permanecer no Fundo e um valor mínimo para solicitar resgate conforme tabela abaixo:

PRODUTOS

FUNDO DE INVESTIMENTO

VALOR MOV. INICIAL

VALOR MOV. MÍNIMA

SALDO MÍNIMO

RESGATE MÍNIMO

FIC TRADICIAL MULTI

R$5.000,00

R$1.000,00

R$1.000,00

R$1.000,00

FIC REFERENCIADO

R$100,00

R$50,00

R$50,00

R$50,00

O Resgate pode ser feito a qualquer momento?

Sim. A solicitação pode ser feita em qualquer dia da semana. Porém existe Fundo que tem uma carência para ser liquidada, como é o caso do Fundo Tradicional Multimercado que ocorre no 31º (trigésimo primeiro) dia subsequente ao da solicitação (D+31), ou seja, o recurso só será creditado após esse período. No caso do Fundo Referenciado DI, o resgate ocorre no dia da solicitação (D+0), ou seja não há carência.

Fundo Esperança

Quem tem direito?

Empreendedores e empresários do estado do Pará que estão sofrendo impactos econômicos devido a pandemia do COVID-19. O programa é gerido pela SEDEME (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia).

Como fazer o cadastro?

Um pré-cadastro é realizado no site https://ce.banpara.com.br/cadastrofundoesperanca e caso confirmada a aprovação do cadastro o interessado tem até 45 dias para apresentar a documentação.

Maiores detalhes a respeito do programa podem ser consultados através do endereço eletrônico: https://www.sedeme.pa.gov.br/fundo-esperanca

Giro Rápido Estadual

Quem pode contratar?

Clientes Pessoa Jurídica que possuam contrato ativo de prestação de serviços e/ou fornecimento de bens, com órgãos públicos da esfera ESTADUAL, mediante cessão dos respectivos contratos como garantia.

Quais são os documentos necessários para realizar a adesão?

Contrato social e alterações contratuais. Declaração de conformidade socioambiental preenchida e assinada pelo representante legal da empresa. Relação de principais clientes e fornecedores em papel timbrado, constando os respectivos telefones.

Documento de Identificação, CPF e Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) dos sócios. Simples Nacional ou Lucro Presumido/Real. Balanço Patrimonial e DRE, no mínimo referente ao último exercício, se houver.

Pode ser necessário a apresentação de outros documentos conforme necessidade, à ser detalhado pela agência de atendimento.

Como posso contratar?

Através da Rede de Agências, mediante análise prévia.

Como posso utilizar?

Após a liberação do crédito, o valor fica disponível em conta para uso.

Como é realizado o pagamento?

Por meio de débito em conta mensal na data prevista em contrato.

Quais são os impeditivos?

Irregularidades na Receita Federal, Serasa e Sisbacen.

Internet Banking PF

O que é?

É uma plataforma online desenvolvida para que os clientes possam acompanhar suas transações financeiras operando via internet.

Quais transações estão disponíveis no serviço de Internet Banking?

Consultar saldos e extratos, realizar transferências (entre contas Banpará, TED e DOC), realizar pagamentos diversos, liberar empréstimos (Sazonais, Banparacard e Consignado), consultar aplicação CDB, realizar cadastro de Débito Automático e solicitar cartões.

Como faço para ter acesso ao Internet Banking

É necessário criar uma senha de 8 dígitos para a conta que se deseja ter acesso através dos Caixas Eletrônicos Banpará, em seguida basta acessar o site oficial https://www.banpara.b.br/ e clicar no menu “Acesse sua conta”.

Internet Banking PJ

O que é o Internet Banking Pessoa Jurídica?

O Internet Banking Pessoa Jurídica, IBK-PJ, é um serviço que permite ao cliente com conta corrente Pessoa Jurídica ativa, cadastro atualizado e com prévia adesão ao serviço em sua agência de relacionamento, realizar consultas e movimentações financeiras em ambiente virtual.

Como realizar a adesão?

A adesão ao serviço de Internet Banking Pessoa Jurídica deverá ser realizada na agência de relacionamento do cliente, onde o(s) seu(s) representante(s) legal(is) solicitará(ão) o acesso ao serviço, fará(ão) a leitura do Termo de Responsabilidade e Condições de Uso e o assinará(ão). Em seguida cadastrará(ão) uma senha de acesso, com 8 dígitos, no caixa da agência.

O que é acesso isolado e em conjunto?

No acesso isolado apenas um usuário com perfil de Master pode confirmar as transações financeiras feitas no ambiente. No acesso em conjunto todos os usuários Masters devem confirmar as transações financeiras.

Como acessar o Internet Banking Pessoa Jurídica?

Após ter criado a senha de 8 dígitos em sua agência de relacionamento, basta acessar o Site do Banpará no endereço www.banpara.b.br, clicar em Acesse Sua Conta / Pessoa Jurídica.

Como realizar o 1º acesso?

No primeiro acesso ao serviço, o usuário deverá clicar na opção “Cadastre sua frase secreta” e digitar seu CPF, a senha de 8 dígitos e clicar em “continuar”. Na próxima tela é necessário confirmar os dados pessoais e clicar em “continuar”. Na sequência o usuário deve criar sua frase secreta e uma nova senha de 8 dígitos em substituição aquela cadastrada na agência, podendo optar em cadastrar uma senha alfanumérica (letras e números).

Tenho mais de uma empresa com conta no Banpará, como visualizar os dados de cada uma?

Você terá um único usuário, senha e frase secreta e, ao acessar o Internet Banking Pessoa Jurídica, haverá a opção de escolher a empresa deseja acessar.

O que é o cartão Chave de segurança?

O Cartão Chave de Segurança do Banpará é um cartão contendo 50 posições com 06 (seis) dígitos cada uma, distribuídos em cinco colunas de 10 posições. Na realização de transações financeiras o sistema solicitará, de forma aleatória, uma das 50 posições do cartão. Esta solicitação ocorre apenas uma vez a cada sessão.

É necessário somente um cartão Chave de Segurança para a Empresa realizar transações por meio do serviço de Internet Banking Pessoa Jurídica?

Depende do número de representantes legais com acesso ao serviço. Para cada usuário será vinculado um cartão Chave de segurança ao seu CPF.

Já tenho um Cartão Chave de Segurança para minha conta de pessoa física, tenho que ter outro para pessoa jurídica?

Não, o Cartão Chave de Segurança é vinculado ao CPF, portanto, cada usuário terá somente um cartão, independente do número de contas que ele movimenta, tanto de pessoa física quanto pessoa jurídica.

Como obter a senha de 4 dígitos para confirmação de transações no serviço de Internet Banking Pessoa Jurídica?

É necessário fazer a adesão ao Cartão Empresarial e realizar o cadastro da uma senha de 4 dígitos, utilizada para confirmação de transações financeiras. Este procedimento é realizado na agência de relacionamento do cliente.

Esqueci minha senha da internet, como proceder?

Dirija-se a sua agência de relacionamento para criar uma nova senha.

Esqueci minha senha do cartão empresarial, como proceder?

Dirija-se a sua agência de relacionamento para criar uma nova senha.

Como realizar pagamentos no serviço de Internet Banking Pessoa Jurídica?

Os pagamentos (boleto de consumo, boleto de cobrança, DARF, DAM, etc.) estão disponíveis no Menu de “Pagamentos”. Após escolher a transação e digitar a posição solicitada do Cartão Chave de Segurança, basta digitar os dados do pagamento e finalizar o registro. Por último, é necessário assinar a transação (pergunta 16). Se houver mais de um Master, e o tipo de movimentação for em conjunto, todos os Masters devem assinar.

Posso fazer transações em qualquer horário?

Informações sobre horários limites de transações são exibidas na página inicial de cada transação. Exemplo: pagamentos de boletos bancários podem ser realizados até às 19h.

Como realizar transferências?

As transações de transferências (transferências entre contas Banpará, DOC e TED) estão disponíveis no Menu “Transferências”. Após escolher o tipo de transferência e digitar a posição solicitada do Cartão Chave de Segurança, basta digitar os dados da transação e finalizar o registro. Em seguida é necessário assinar a transação (pergunta 16). Se houver mais de um Master e o tipo de movimentação for em conjunto, todos os Masters devem assinar. Obs.: para DOC de diferente titularidade e TED (mesma e diferente titularidade) é necessário cadastrar o favorecido (pergunta 16)

Qual a diferença entre registrar e assinar uma transação?

A ação de registrar uma transação apenas informa ao sistema os dados necessários para que a mesma seja validada em um segundo momento. Uma transação registrada só é concluída após ser assinada pelo(s) usuário(s) Master. O processo de assinatura de uma transação é realizado acessando a opção “Administração->Transação->Transações”, clicando-se em “Assinar” ao lado da transação desejada e digitando-se a senha de 4 dígitos. Se houver mais de um Master, e o tipo de movimentação for em conjunto, os demais Masters também deverão assinar a transação.

Como fazer o cadastro de favorecidos para DOC e TED?

Entre em contato com sua agência de relacionamento ou Central Banpará por meio do telefone 3004 4444.

O que é o usuário operador?

É um perfil de usuário que realiza apenas consultas de saldo e extrato.

Como cadastrar/desativar um usuário operador?

O usuário Master cadastra o operador no Menu de “Administração->Operador->Cadastrar” e depois aprova no menu “Administração->Operador->Aprovar”. Caso haja outros Masters, estes também devem aprovar o usuário operador. Em seguida o usuário operador deverá realizar o 1° acesso.

Ao tentar acessar o IBJ, apareceu a mensagem “CPF inválido”, o que devo fazer?

Entre em contato com o SAC no telefone 0800 280 6605.

Um usuário que é procurador tentou acessar o serviço de Internet Banking Pessoa Jurídica e apareceu a mensagem de “USUÁRIO COM VALIDADE VENCIDA”, como regularizar?

Atualize a procuração em sua agência de relacionamento.

Em caso de problemas/dúvidas/sugestões, qual número devo ligar?

Entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC no telefone 0800 280 6605

Negociação de dívidas

Possuo empréstimos em atraso/inadimplência, quais são os documentos necessários para solicitar negociação da dívida?

Documento de identificação com foto atualizado, Comprovante de Residência atualizados, seis últimos comprovantes de renda e apresentar proposta inicial de negociação.

O Banpará realiza negociações através de escritórios conveniados?

Sim. Os escritórios conveniados entram em contado com o cliente. Caso seja efetivada a negociação, o pagamento se dá através de boleto bancário no convênio Banpará.

Atenção: O Banpará e os escritórios conveniados não entram em contato pedindo seus dados pessoais.

Um escritório de cobrança entrou em contato comigo, como faço para saber se a negociação é verdadeira?

Entre em contato com sua agência ou com o SAC Banpará para confirmar se este é um escritório conveniado.

Parcelado

O que é?

O parcelado constitui uma linha de crédito pessoal destinada à clientes autônomos e profissionais liberais.

Quem pode contratar?

O produto parcelado destina-se a clientes Banpará, correntistas há mais de 90 dias, autônomos e profissionais liberais.

Quais são os documentos necessários para realizar a adesão?

Documento Oficial de Identificação com foto, comprovante de residência e comprovante de renda atualizados.

Como posso contratar?

O cliente deve se dirigir a uma agência do Banpará para solicitar a contratação do serviço.

Como posso utilizar?

O crédito pode ser parcelado em até 12 meses. O pagamento é realizado atraves de débito em conta no dia 30 de cada mês.

Limite Máximo: R$ 30.000,00. O limite é calculado conforme a capacidade de pagamento do cliente a partir de sua renda liquida declarada. Após a contratação em qualquer agencia Banpará, o saldo ficará disponível para utilização em conta corrente.

Como é realizado o pagamento?

O crédito pode ser parcelado em até 12 meses. O pagamento é realizado atraves de débito em conta no dia 30 de cada mês.

Quais são os impeditivos?

Restrições junto à Receita Federal, cadastro desatualizado, possuir contratos em atraso no Banpará, estar cadastrado nos órgãos de proteção ao credito, encontrar-se desenquadrado das regras de negócio do produto ou em desacordo à política de crédito do Banpará.

Pix

O que é o Pix?

O Pix é uma forma de realizar pagamentos e transferências instantâneos que foi desenvolvido pelo Banco Central, na qual a transmissão do pagamento e a disponibilidade de valores para o usuário recebedor ocorre em tempo real e cujo serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano, inclusive feriados. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.

Como acessar o Pix?

O acesso ao Pix ocorre exclusivamente pelos canais de atendimento Banpará, como App para pessoa física e IBK para pessoa jurídica. Para evitar golpes, tenha a certeza de que está acessando um dos canais autorizados pelo Banpará. Não acesse links de sites falsos

Quem pode fazer um Pix?

Qualquer pessoa ou empresa que tenha conta corrente, poupança ou conta de pagamento e/ou tenha cadastrado suas chaves Pix.

O que é uma chave Pix?

A chave Pix é um “apelido” que poderá ser utilizado em substituição às informações de código do banco, agência e conta bancária, para realizar ou receber pagamentos e transferências financeiras. Existem 4 tipos de chave que serão usadas para fazer paga- mentos e transferências, vejamos: - CPF ou CNPJ – se for uma empresa; - E-mail; - Número de telefone celular; - Chave aleatória.

Quantas chaves o usuário pode ter?

Pessoas físicas podem ter até 5 chaves cadastradas em uma conta.

Posso cadastrar a mesma chave Pix em mais de um Banco?

Não será possível cadastrar a mesma chave em mais de um banco.

Posso mudar minha chave para outro banco?

Sim! O cliente tem a opção de fazer a portabilidade de chaves.

Preciso de uma chave Pix cadastrada para receber ou enviar valores Pix?

Não. A chave Pix não é obrigatória. Porém, para receber um Pix de forma simplificada sem utilizar todos os seus dados bancários, você precisa ter a chave Pix cadastrada

Como faço um Pix?

Para realizar um pagamento via Pix, você pode digitar uma chave Pix (CPF/CNPJ, número de telefone, e-mail e aleatória) ou lendo um QR Code com a câmera de um smartphone. Ainda, se preferir, também poderá fazer um Pix digitando os dados bancários (agência, conta, CPF ou CNPJ)

Terei algum comprovante da realização de um Pix?

Sim. Ao concluir uma transação no app, um comprovante é gerado.

Existe um limite máximo de operações e valores transacionados por dia?

Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix. Isso quer dizer que você pode fazer transações a partir de R$0,01. Em geral, também não há limite máximo de valores. Entretanto, as instituições que ofertam o Pix poderão estabelecer limites máximos de valor baseados em critérios de mitigação de riscos de fraude e de critérios de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Os usuários podem solicitar ajustes nos limites estabelecidos, devendo a instituição acatar imediatamente a solicitação caso o pedido seja para redução de valor.

Quando poderei usar o Pix?

O Pix foi anunciado em fevereiro de 2020 e passou a ser utilizado por todos os brasileiros a partir de 16 de novembro de 2020.

O que é a portabilidade e a reivindicação de chaves Pix?

Você pode fazer portabilidade das chaves Pix que tenha cadastrado em outro banco para sua conta BANPARÁ e vice-versa. A portabilidade deve ser solicitada na instituição onde você deseja fazer o registro e depois deve ser confirmada na instituição que irá enviar as chaves de origem. Você tem até 7 dias para confirmar a portabilidade, quando solicitada. Você pode reivindicar a posse de uma chave Pix caso você tente registrar uma chave que já esteja registrada por outra pessoa. Neste caso, a pessoa que detém a chave será notificada para confirmar ou cancelar a transferência da posse

Caso eu não me cadastre no Pix perderei o acesso aos serviços de DOC, TED e pagamentos?

Não é obrigatório aderir ao Pix. Você continua contando com os demais serviços bancários normalmente. O Pix não substitui as demais transações como DOC, TED, boletos e transferências com dados de agência e conta.

Qual a diferença do Pix para o TED ou DOC?

Para as transferências via Pix, não há restrição de horário, o dinheiro é transferido na hora, no caso de TED e DOC pode levar um dia útil.

Se porventura eu realizar um Pix com valor incorreto, é possível fazer o estorno ou cancelamento da operação?

Você poderá alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação apenas antes da confirmação do pagamento. Após a confirmação, como a liquidação do Pix ocorre em tempo real, a transação não poderá ser cancelada. No entanto, você poderá negociar com o recebedor a devolução do valor pago, tanto de forma parcial como do valor total.

Quanto o usuário paga para usar o Pix?

As pessoas físicas são isentas de cobrança de tarifas. Entretanto, em relação à pessoa jurídica, a instituição detentora da conta do cliente pode cobrar tarifa em decorrência de envio e de recebimento de recurso. O modelo de precificação (custo fixo ou percentual) e os valores das tarifas podem ser livremente definidos pelas instituições.

Obs.: Atenção, aplicam-se aos microempreendedores individuais (MEIs) e empresários individuais as mesmas regras de pessoas físicas. Por sua vez, aplicam-se à Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) as regras de pessoa jurídica

As informações pessoais utilizadas para realizar um Pix estão protegidas?

Sim. As informações pessoais trafegadas nas transações Pix, assim como nas transações de TEDs e DOCs, estão protegidas pelo sigilo bancário, de que trata a Lei Complementar nº 105, e pelas disposições da Lei Geral de Proteção de Dados.

As informações disponibilizadas ao fazer um Pix estão seguras?

Sim. As mesmas medidas de segurança, tais como formas de autenticação e criptografia, adotadas na realização de outros meios de pagamento, como TEDs e DOCs, serão adotadas pelas instituições para o tratamento das transações via Pix

Meu celular/chip foi clonado, roubado ou furtado, neste caso outra pessoa poderá fazer um Pix da minha conta?

Não, para fazer uma transferência ou qualquer outra transação é necessário acessar a conta por meio do aplicativo da instituição de relacionamento. Esse acesso requer a autenticação do usuário da conta, seja por senha, token ou outro método que assegure que a pessoa que está acessando a conta e fazendo as transações é de fato o seu titular

O que é QR Code estático e dinâmico?

O QR Code dinâmico é gerado a cada transação, para um uso individual e específico. O QR Code estático permite que o mesmo código seja utilizado em várias outras operações, facilitando a operação

É possível realizar compras com o Pix?

Sim. Caso a empresa em que você for comprar tiver QR Code do Pix, é só capturá-lo e realizar o pagamento.

Só tenho conta poupança: consigo usar o Pix?

Sim. O Pix funciona em qualquer tipo de conta transacional, ou seja, uma conta que permita enviar e receber dinheiro e a poupança se encaixa nessa classificação

O Pix funciona fora do Brasil?

A princípio não, mas o BC já estuda oferecer o serviço fora do País por volta de 2022 e 2023.

Há horário limite para pagamentos Pix?

Não. Os pagamentos via Pix podem ser realizados 7 dias por semana 24 horas por dia.

É cobrada alguma tarifa para pagamentos Pix?

O Pix é isento de tarifas.

Preciso saber algo mais a respeito do Pix?

Para mais detalhes sobre o Pix basta acessar o link https://www.banpara.b.br/media/270833/pix.pdf

Rede Bcard

O que é?

É o cartão de crédito e débito Banpará de bandeira própria e é aceito em diversos estabelecimentos cadastrados. Este cartão está em processo de substituição pelo Cartão Múltiplo Banpará Mastercard.

Onde posso consultar os estabelecimentos cadastrados?

Registrato

O que é?

O Registrato – Extrato do Registro de Informações do Banco Central – é um sistema que fornece gratuitamente para o cidadão informações disponíveis em dois cadastros: - Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro - CCS: mostra todos os bancos com as quais o cliente possui algum relacionamento (como conta corrente, poupança, empréstimos). - Sistema de Informações de Crédito - SCR: contém informações do conjunto dos empréstimos, financiamentos e outras modalidades de crédito que o cliente tiver obtido em cada instituição financeira, acima de R$ 200,00 (duzentos reais).

Como acessar utilizando o Internet Banking?

Passo 1: Entre no Site do Banco Central e escolha o Sistema de "Registrato". Passo 2: Clique em "Clientes bancários que fazem uso do internet banking" e em seguida em "Obter frase de segurança". Preencha o formulário e no final do processo será mostrado uma frase de segurança com 50 caracteres válida por 48 horas. Passo 3: Acesse o Internet Banking do Banpará e clique no menu "outros" e em seguida em "Registrato". Digite a frase de segurança com 50 caracteres no teclado virtual e clique em "confirmar" para validar. Aparecerá uma mensagem indicando que a validação ocorreu com sucesso. Passo 4: Volte ao Site do Banco Central e escolha novamente o Sistema de "Registrato". Clique em "Clientes bancários que fazem uso do internet banking" e em seguida em "Cadastrar". Preencha o formulário e confirme. Você receberá sua senha de acesso via E-mail. Passo 5: Por fim, ainda no Site do Banco Central no Sistema de "Registrato", clique em "Acessar o Registrato" e digite seu CPF e senha.

Como acessar sem utilizar o Internet Banking?

Dirija-se a representação do Banco Central em Belém no endereço a seguir: Boullevard Castilhos França, 708 - 11º Andar, Campina, CEP 66010-020, Fax (91) 3181-2521.

Renda Pará

O que é o Renda Pará?

Trata-se de programa estadual de Benefício Emergencial para os trabalhadores de diversos segmentos que atuam no Estado do Pará.

Quais valores o Renda Pará disponibiliza?

Dependendo do ramo de atividade os valores disponibilizados para este benefício são de 100 à 500,00 reais.

Mais informações sobre o benefício:

É possível obter mais informações sobre o benefício no endereço eletrônico: https://www.sedeme.pa.gov.br/renda-para ou https://www.seaster.pa.gov.br/rendapara.html .

SMS Banpará

O que é o serviço SMS Banpará?

O SMS Banpará é um serviço que permite ao cliente detentor de conta corrente no Banpará receber, em celular (es) previamente cadastrado(s), mensagem (ns) de texto (SMS-Short Message Service) quando da efetivação de transações bancárias a débito ou a crédito indicadas na contratação do serviço.

O que devo fazer para contratar o serviço SMS Banpará?

O serviço SMS Banpará poderá ser contratado em sua agência de relacionamento, pela Central Banpará (3004-4444) ou, caso possua senha de acesso, pelo canal Internet Banking, acessando o site banpara.b.br.

Como funciona o serviço SMS Banpará?

Sempre que for identificada movimentação referente a alguma transação incluída no serviço SMS BANPARÁ, dentre as opções disponíveis e escolhidas pelo cliente no momento da contratação, o BANPARÁ enviará mensagem SMS (máximo 160 caracteres), por evento, para o(s) celular (es) cadastrado(s) pelo cliente. As mensagens do serviço SMS Banpará limitam-se a texto com no máximo 160 caracteres e não contem links, endereços de e-mail, propaganda de terceiros, pesquisas ou arquivos anexos.

Posso cadastrar mais de um celular no serviço SMS Banpará?

Sim

O serviço é tarifado?

Sim, a tarifa é cobrada por mensagem enviada.

Qual o Valor da tarifa?

O valor da tarifa está disponível em tabela afixada nas agências do Banpará e no website institucional do Banco.

Receberei mensagens SMS para todas as transações que realizar?

Você receberá mensagens somente para aquelas transações e valores para os quais optar no momento da contratação.

Qual o tempo médio, após a efetivação de uma transação, para o recebimento de mensagens no meu celular?

As mensagens são enviadas logo após a sua efetivação e o tempo médio para o recebimento é de até 2 minutos, devendo o aparelho cadastrado estar ligado e dentro da área de cobertura da operadora. Ressaltamos que o tempo médio para o recebimento das mensagens pode variar em função da transação, do momento em que a mesma ocorre e de eventuais falhas nos sistemas das operadoras de telefonia celular que podem impedir o recebimento das mensagens pelo cliente.

O Banpará solicita atualização de meus dados através de mensagens SMS?

O Banpará nunca solicita dados cadastrais, número de conta, senhas ou sequências do Cartão Chave de Segurança dos clientes através de telefone, e-mail, site institucional ou SMS. As mensagens do serviço SMS Banpará limitam-se a texto com no máximo 160 caracteres e não conterão links, endereços de e-mail, propaganda de terceiros, pesquisas ou arquivos anexos.

Por que é vantajoso aderir ao serviço SMS Banpará?

Ao fazer adesão ao serviço o cliente passa a contar com segurança adicional na utilização dos produtos e serviços do Banpará bem como realiza um controle mais eficaz da movimentação de sua conta.

O que devo fazer no caso de mudança de número de meu telefone?

Em caso de mudança do número do telefone cadastrado no serviço o cliente deverá realizar a alteração em sua agência de relacionamento, pela Central Banpará (3004-4444) ou, caso possua senha de acesso, pelo canal Internet Banking, acessando o site banpara.b.br.

O que faço se perder ou tiver o meu aparelho furtado?

Nesses casos recomendamos o imediato cancelamento do serviço através de sua agência de relacionamento, Central Banpará (3004-4444) ou, caso possua senha de acesso, pelo canal Internet Banking, acessando o site banpara.b.br.

Após ter feito minha adesão ao serviço SMS Banpará poderei optar em receber mensagens para transações não indicadas na contratação do serviço?

Caso queira indicar outras transações para recebimento de mensagens o cliente deverá realizar a inclusão através de sua agência de relacionamento, Central Banpará (3004-4444) ou, caso possua senha de acesso, pelo canal Internet Banking, acessando o site banpara.b.br.

Como devo proceder quando tiver alguma dúvida ou problema relacionado ao Serviço SMS Banpará?

Contate um funcionário do atendimento de sua agência de relacionamento ou Serviço de Atendimento ao Cliente (0800 280 6605)

Sazonais

O que é?

O produto antecipação de 13º Salário constitui modalidade de crédito pessoal que disponibiliza um limite de até 80% da média salarial liquida do cliente, e a liquidação é realizada com os recursos oriundos de seu 13º salário. A contratação do limite é realizada uma vez ao ano e a liberação efetiva do recurso ocorre em dois períodos predefinidos através das campanhas de venda Banpará na Volta às aulas e Banpará Vai à Praia.

Quem pode contratar?

Funcionário público efetivo da esfera estadual, pensionistas e aposentados do IGEPREV, efetivos e aposentados do TJE, Ministério Público e Ministério Público junto ao TCM e funcionários efetivos de Prefeituras que mantenham folha de pagamento no Banpará.

Quais são os documentos necessários para realizar a adesão?

Documento Oficial de Identificação com foto, comprovante de residência e comprovante de renda atualizados.

Como posso contratar?

A contratação do sazonal pode ser realizado em qualquer agência do Banpará ou através dos canais de atendimento do banco (Terminais de Autoatendimento, Mobile, Central de Atendimento e Internet Banking).

Como posso utilizar?

Uma vez feita a adesão, o crédito estará disponível para liberação a qualquer momento através dos canais de atendimento Banpará (Terminais de Autoatendimento, Mobile, Saque & Pague, Central de Atendimento e Internet Banking), conforme as modalidades disponibilizadas. Feita a liberação, o valor solicitado ficará disponível em conta para uso.

Quais as modalidades disponíveis do serviço?

O sazonal está distribuído nas linhas: Sazonal 1 - Banpará na Voltas às Aulas e Sazonal 2 - Banpará Vai à Praia.

Como é realizado o pagamento?

Em parcela única através de débito em conta na data em que ocorrer o crédito referente ao 13º salário ou na data de vencimento do contrato, o que ocorrer primeiro.

Quais são os impeditivos?

Restrições junto à Receita Federal, cadastro desatualizado, possuir contratos em atraso no Banpará e encontrar-se desenquadrado das regras de negócio do produto ou em desacordo à política de crédito do Banpará.

Fiz a adesão, porém não contratei nenhum valor, há algum custo?

Não. Só ocorre o débito de parcelas se houver liberação de valor.

SCR - Sistema de Informação de Crédito

O que é o SCR?

O Sistema de Informações de Crédito – SCR é um importante instrumento de registro e consulta de informações sobre as operações de crédito, avais e fianças prestados, e limites de crédito concedidos por instituições financeiras a pessoas físicas e jurídicas no país, oferecendo transparência e garantindo a estabilidade do SFN. Este vem sendo utilizado e aperfeiçoado desde 1997 pelo Banco Central do Brasil - BACEN para supervisionar a evolução e a qualidade das carteiras de empréstimos e financiamentos dos integrantes do Sistema Financeiro Nacional – SFN. Além disso, o BACEN disponibiliza aos integrantes do SFN informações referentes ao histórico das operações de empréstimos e financiamentos dos últimos 13 meses das pessoas físicas e jurídicas, subsidiando na decisão de crédito e de negócios.

Como consultar as informações armazenadas no SCR?

A forma mais rápida de consulta às informações dos clientes no SCR é por meio do sistema Registrato – Extrato do Registro de Informações no Banco Central, o acesso a este sistema é realizado através do credenciamento descrito na página http://www.bcb.gov.br/?REGISTRATO. Estes extratos são elaborados de acordo com critérios e metodologias estabelecidos pelo BACEN, podendo diferenciar-se daqueles apresentados por outros sistemas que tenham natureza e finalidades distintas. Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos no BACEN, em uma de suas unidades, através do telefone 145 (ao custo de ligação local) ou pelo site http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/n/SCR.

Caso os dados apresentados no SCR estejam errados como fazer a correção?

É responsabilidade da instituição remetente a inserção que diga respeito ao cliente. Eventuais solicitações de correções, exclusões, manifestações de discordância e registro de medidas judiciais quanto às informações constantes do SCR deverão ser dirigidas ao integrante do SFN que encaminhou a operação ao SCR, quando o Banpará, através do SAC pelo e-mail sugestoes@banparanet.com.br fundamentando a manifestação e, quando for o caso, acompanhado da decisão judicial. A responsabilidade pela operacionalização do cumprimento de medidas judiciais é das instituições remententes da informação.

Quem pode consultar as informações armazenadas no SCR?

O SCR pode ser consultado pelos próprios clientes, pelo Banco Central do Brasil e pelos integrantes do SFN desde que tenham autorização prévia do cliente/proponente para acessar as suas informações no SCR. Esta autorização se estende às instituições financeiras que adquiram ou recebam em garantia, total ou parcialmente, operações de crédito de responsabilidade do cliente.

A concessão de empréstimos no mercado depende das informações que constam no SCR?

A concessão de empréstimo independe do que consta no SCR, pois cabe exclusivamente a cada instituição a concessão de novas operações de crédito, segundo sua política institucional.

Porque apesar de ter quitado a dívida o meu nome não saiu do SCR?

O processamento de dados do SCR não é feito em tempo real, as instituições financeiras têm até o 9º dia útil de cada mês para enviar as informações relativas ao final do mês anterior. Após essa data, há ainda o prazo de processamento das informações pelo Banco Central. Por isso, é aconselhável que a consulta seja realizada a partir do final do mês subsequente à data-base desejada, quando o volume de informações processadas será maior.

Senhas

Quais senhas posso cadastrar no Banpará?

Há dois tipos de senhas que podem ser cadastradas. Uma delas é a senha de 4 dígitos para realização de transações financeiras através do Cartão, a outra é a senha de 8 dígitos para acesso ao Internet Banking e Mobile Banking.

Onde posso cadastrar minhas senhas?

Nos caixas eletrônicos do Banpará ou no caixa presencial das agências.

Como faço para cadastrar minha senha de 4 dígitos?

No ato da abertura da conta a senha é cadastrada no caixa presencial, momento em que é solicitado o Cartão da conta.

Para que serve a senha de 4 dígitos?

Para consultar e movimentar a sua conta utilizando o Cartão e autenticar transações nos Aplicativos (Banpará Consignado e Mobile Banking) e Internet Banking.

Como faço para cadastrar minha senha de 8 dígitos?

No Caixa Eletrônico Banpará, no menu Outros Serviços > Senha Internet.

Para que serve a senha de 8 dígitos?

Para acessar sua conta através do APP e Internet Banking.

Esqueci minha senha de 4 dígitos, como faço para alterar?

No Caixa Presencial de qualquer Agência ou Posto de Atendimento.

Esqueci minha senha de 8 dígitos, como faço para alterar?

No Caixa Eletrônico Banpará, no menu Outros Serviços > Senha Internet.

Tarifas

Onde posso consultar os valores das tarifas cobradas no Banpará?

É possível consultar a tabela de tarifas para Pessoas Físicas no endereço https://www.banpara.b.br/menu/servicos/voce/tabela-de-tarifas-pf/ e para Pessoas Jurídicas em https://www.banpara.b.br/menu/servicos/empresa/tabela-de-tarifas-pj/ .

Onde posso consultar os pacotes de tarifas ofertados pelo Banpará?

A consulta pode ser feita através do endereço https://www.banpara.b.br/menu/servicos/voce/pacote-de-servicos-pf/ para Pessoas Físicas e https://www.banpara.b.br/menu/servicos/empresa/pacote-de-servicos/ para Pessoas Jurídicas.

TED/DOC

Qual a diferença entre TED e DOC?

A TED (Transferência Eletrônica Disponível) é um tipo de transferência de qualquer valor entre contas de diferentes instituições financeiras na qual o valor é creditado na conta de destino e até 30 minutos. Pode ser realizada somente de segunda à sexta até às 17h.

Já o DOC (Documento de Crédito) é uma transferência bancária limitada a R$ 4.999,99 e que pode ser creditada em até 48 horas, podendo ser realizada a qualquer dia da semana.

Através de quais canais posso realizar?

Rede de Agências e Postos de Atendimento, Internet Banking, Mobile Banking, Terminais de Autoatendimento e Central de Atendimento Banpará.

Deve-se consultar previamente o limite diário por canal.

É cobrada alguma tarifa?

Sim.

Transferências entre contas Banpará

Como posso realizar transferências entre contas do Banpará?

É possível realizar através da Rede de Agências e Postos de Atendimento, Internet Banking, Mobile Banking, Terminais de Autoatendimento e Central de Atendimento Banpará.

Em quanto tempo o valor é creditado na conta de destino?

O valor é creditado instantaneamente.

Portabilidade

Onde posso fazer o pedido de Portabilidade?

No Banco de origem ou no Banco de destino.

Qual o procedimento para solicitar a Portabilidade no Banpará?

O cliente deve comparecer à agência munido de seus documentos pessoais (Documento de Identificação, Comprovante de Residência e Comprovante de Renda).

Posso solicitar Portabilidade através dos canais telefônicos do Banpará?

Não. A solicitação é feita somente na Rede de Agências presencialmente ou através de Procuração com poderes específicos.